Notícias
DNOCS garante manutenção e recuperação de várias barragens na Paraíba
Pensando no período invernoso que se aproxima, o coordenador substituto do DNOCS, na Paraíba, Francisco Mariano da Silva esteve reunido com o presidente da Câmara Municipal, Sales Júnior para tratar da manutenção e recuperação do açude Jatobá, localizado no município de Patos. Mariano da Silva reconheceu a preocupação diante de um dos mananciais que é responsável pelo abastecimento de água de Patos da região.
Mariano garantiu o orçamento para a realização do serviço no valor de mais de R$ 267 mil. “Está em fase de licitação e temos entre 45 a 50 dias para concluir e depois selecionada a empresa”. Serão executados trabalhos de regularização do subleito, meio-fio, pavimentação do coroamento, a limpeza manual e remoção de todo o material, limpeza do sangradouro e limpeza da bacia hidráulica.
O açude Jatobá é o mais antigo reservatório de Patos e o mais popular. Vários bairros cresceram às suas margens, a exemplo Alto da Tubiba, Mutirão, Nova Conquista e o próprio bairro do Jatobá. Suas águas possuem grande importância, pois além de servir de abastecimento para a cidade são fundamentais para a agricultura.
Também serão realizados trabalhos de manutenção e recuperação de mais 12 barragens, entre elas Lagoa do Meio, Algodões, Sumé, Lagoa do Arroz e Solidade. O DNOCS está aguardando dotação orçamentária, no valor de R$ 1 milhão e 600 mil para o início dos serviços.