Notícias
DNOCS fortalece o Nordeste há 112 anos
O ponto ápice do segundo dia das comemorações dos 112 anos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) foi a entrega da medalha Miguel Arrojado Lisboa e de comendas aos Amigos do DNOCS.
Com a palavra, o Diretor Administrativo, Rosilônio Magalhães destacou a importância da história da Autarquia na preservação de vidas, principalmente no semiárido nordestino. “Ao longo de 112 anos o DNOCS vem executando importantes ações para amenizar os impactos das adversidades climáticas da região, com a produção de conhecimento sobre as secas e o semiárido nordestino”, enfatizou diretor.
O diretor de Infraestrutura Hídrica, Joaquim Izidio Neto, que se encontra de férias, foi representado pelo chefe da Divisão de Obras, Roberto Sérgio Limeira, que estava muito orgulhoso de participar de mais um ano de vida do DNOCS. Já o diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção, Thales André Fernandes, disse: “quero parabenizar o DNOCS pelos seus 112 anos de serviços prestados ao Brasil, e em especial para o semiárido brasileiro, levando desenvolvimento, gerando emprego e renda, matando sede e a fome do povo nordestino!”
Também fizeram parte da mesa a auditora, Luana Evangelista Cavalcante, o coordenador de Análise Jurídica, Felipe Ferreira Carvalho, representando o procurador Geral, Francisco Arlem de Queiroz Sousa e o coordenador Geral de Planejamento e Gestão Estratégica, Nilo Lopes Barsi.
O Diretor-Geral do DNOCS, Fernando Leão, que assumiu o cargo em 2020 ficou emocionado durante toda a solenidade. Ele relatou os resultados de alta relevância do DNOCS, principalmente, com relação a captação de recursos e efetividade das entregas à população do semiárido nordestino. Citou alguns dados relevantes como:
▫️Destinação de recursos através de TED's que já somam, durante a atual gestão, em torno de 800 milhões de reais.
▫️Onze conjuntos de perfuratrizes, sendo que sete ficam no Ceará e quatro são distribuídas entre os estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Minas Gerais.
▫️Perfuração de mais de 1.000 poços em 2021.
▫️175 maquinários para atender a demanda de pequenos produtores.
▫️Instituiu a ata de registro o que não ocorria anteriormente.
Foram homenageados com a Medalha Miguel Arrojado Lisboa
▫️Amilcar de Oliveira Magalhães – Assessor do Diretor Geral
▫️Madeleine Pontes Veras – Grupo de Trabalho de Regularização Fundiária
▫️Paulo César Lopes Barsi – Chefe da Divisão de Recursos Logísticos
▫️Antônio José Porto Mota – Coordenador da Coordenadoria Estadual do DNOCS no Ceará
Comenda Amigos do DNOCS
▫️ASDEC – Associação dos Servidores do DNOCS no Estado do Ceará
▫️ASSECAS – Associação dos Servidores do DNOCS
Em prosseguimento da solenidade, no período da tarde, houve a palestra do chefe do Centro de Pesquisas em Aquicultura Rodolpho von Ihering, em Pentecoste, no Estado do Ceará, engenheiro agrônomo Pedro Eymard Campos Mesquita, que falou sobre o sistema de cultivo de peixes, como implantou o Projeto Pirarucu e a importação de matrizes de tilápia tailandesa no Nordeste do Brasil.
Em seguida, foram apresentados produtos à base de pescado e técnicas de beneficiamento, tendo como instrutora a engenheira agrônoma Maria do Socorro Chacon de Mesquita.