Notícias
Servidor Consciente: reduzir o consumo é transformar o mundo
A Campanha do DNOCS “Adote uma Caneca” tem o objetivo de estimular os servidores a serem multiplicadores da causa dentro e fora do trabalho
Muito usado no Brasil na hora de tomar água ou mesmo aquele cafezinho, o copo descartável costuma ser visto como sinônimo de praticidade e até de economia. Porém, quando é avaliado o impacto dos copos descartáveis, do ponto de vista ambiental, a questão se torna bem mais complicada do que parece.
Um único copo descartável leva mais de 200 anos para se decompor. Isso gera uma enorme quantidade de lixo que afeta todo o planeta e a nossa vida. Além disso, o plástico usado para a produção do item provém do petróleo e uma grande quantidade de água e energia é demandada no processo.
Com base nesses dados, o consumo consciente tornou-se uma necessidade urgente e a importância da preservação do meio ambiente virou pauta no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). A Campanha “Adote uma Caneca”, que teve início no começo deste ano, tem como objetivo conscientizar os servidores de que para cada ação, uma reação é gerada. Além disso, pequenas atitudes podem salvar o planeta.
O departamento disponibilizou canecas produzidas em plástico verde, 100% reciclável, com fibra de coco na composição, atóxica, resistente a microondas e máquina de lavar, com capacidade de 400 ml. A iniciativa visa, por meio da educação ambiental, estimular os servidores a serem multiplicadores da causa dentro e fora do trabalho.
O QUE VAI MUDAR?
Com a Campanha promovida pelo DNOCS, não haverá apenas o fomento interno à sustentabilidade ambiental, como também existirá uma economia financeira proporcional à diminuição do consumo como, por exemplo, o recolhimento de centenas de copos plásticos de um dia de trabalho.
Observa-se que a gestão pública sustentável constitui-se como estratégia de desenvolvimento dos aspectos econômicos, culturais e ambientais, com o propósito de uma ação integrada aos diversos esforços que o Departamento vem implementando.
O projeto de substituição de copos descartáveis por canecas reutilizáveis, na Administração Central e Coordenadorias Estaduais, está alinhado com o Planejamento Estratégico Institucional de Sustentabilidade Ambiental.
FIQUE POR DENTRO!
Estima-se que são consumidos, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia. Isso corresponde a 1.500 toneladas de resíduos diariamente, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE).
Esse plástico que não é reciclado e descartado de forma incorreta, pode acabar nos oceanos. Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o plástico representa 80% do lixo nos mares, o que pode causar a morte de várias espécies marítimas, que confundem os resíduos plásticos com alimentos e acabam ingerindo-os.
E não para por aí. Pesquisas apontam que em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. Mesmo que já existam várias ações para retirar o lixo dos mares, é importante não deixar que o lixo chegue lá.
Serviço de Comunicação Social
Telefone (85) 3391-5121
E-mail: comunicacao@dnocs.gov.br