Notícias
Dia Mundial da Água: DNOCS destaca importância do trabalho da Autarquia que beneficia mais de 17 milhões de pessoas
Nesta quarta-feira, dia 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água. Água é fonte de vida, equilíbrio e conservação para todos os seres vivos do planeta. Um bem tão precioso que sem ele não existiria vida em lugar algum. O nosso planeta é composto por 70% de água, mesmo assim, com tanta abundância, a realidade de muitas pessoas ainda é de escassez. Em diversos lugares do planeta, milhares de pessoas sofrem com o fenômeno das secas. No semiárido brasileiro, essa é a realidade também de muitas famílias que convivem com as estiagens ao longo da história. Por conta disso, visando amenizar e buscando mudar essa realidade tão devastadora para todos, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) foi criado, em 1909, com a missão de promover a adequada convivência com a seca, por meio da implantação de infraestrutura, do aproveitamento e da gestão integrada de recursos hídricos, fomentando o desenvolvimento socioeconômico nas áreas suscetíveis à escassez hídrica.
Ao longo de sua existência, O DNOCS é a autarquia federal responsável pela construção de 328 (trezentos e vinte e oito) barragens no semiárido brasileiro. Atualmente, tais empreendimentos possuem uma capacidade total de reservação de 36.122.852.852 m³, beneficiando uma população estimada de 17.302.427 pessoas. É esperança que chega ao povo em forma de um bem tão precioso: água. Por meio dela, a Autarquia contribui com a subsistência do sertanejo, dando alento a inúmeras famílias e norteando políticas públicas que melhorem as condições de vida no sertão nordestino e também no sertão mineiro.
Os açudes são importantes fontes de abastecimento de cidades inteiras. Muitos municípios foram criados, inclusive, após a implantação desses reservatórios. A água represada nos açudes é usada para abastecimento humano e dessedentação animal. Também, é a principal fonte para a implantação e desenvolvimento de grande e pequenos projetos de irrigação. Além da fruticultura, promove também subsistência e crescimento em setores como carcinicultura, piscicultura e pecuária.
Nesse contexto, podemos citar grandes obras erguidas no Nordeste para proporcionar o desenvolvimento da região. Um empreendimento grandioso, não só aos olhos, mas também na atuação, é o açude Castanhão. A barragem tem capacidade para armazenar 6,7 bilhões de metros cúbicos de água. Construído com o objetivo de garantir o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza, cuja população beneficiada ultrapassa os 4 milhões de habitantes.
Ainda no Ceará, temos o açude Orós, segundo maior reservatório do Estado, inaugurado em 1961, com 670 metros de comprimento e 54 metros de altura e capacidade para armazenar 2 milhões de metros cúbicos. O açude Orós fica distante 450 km de Fortaleza e tem como finalidades a perenização do rio Jaguaribe, irrigação do Médio e Baixo Jaguaribe, piscicultura, culturas agrícolas de áreas de montante, turismo e aproveitamento hidrelétrico.
Saindo do estado cearense e chegando ao Piauí, temos o açude Caldeirão, verdadeiro tesouro no Estado. Construído em 1945 pelo DNOCS, o Caldeirão, que é um afluente do rio dos Matos e engloba o sistema hidrográfico do rio Parnaíba, é o mais famoso açude do norte do Piauí e a principal atração turística de Piripiri.
Na Paraíba, também são grandes os feitos da Autarquia para mitigar os efeitos da seca. Açudes como Epitácio Pessoa, Engenheiro Avidos e São Gonçalo são exemplos de barragens que mudaram a situação socioeconômica da região.
Ainda, como no Rio Grande do Norte, o maior reservatório do Estado também foi construído pelo DNOCS. Perdendo apenas para Castanhão em tamanho, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves beneficia cerca de 500 mil pessoas. Ela possui a capacidade de acumular 2 bilhões e 400 milhões de metros cúbicos de água, inundando uma bacia hidráulica com uma área de 195 km quadrados.
Vale lembrar também que além da construção de açudes, o DNOCS tem um importante trabalho na perfuração e instalação de poços e cisternas. Nos 113 anos de existência da Autarquia, mais de 54 mil e 200 poços foram perfurados e instalados no semiárido brasileiro, levando alento às regiões, muitas vezes desabastecidas e carentes de infraestrutura hídrica.
SAIBA MAIS
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1992, com o objetivo de alertar a população mundial sobre a importância da preservação deste bem tão precioso para a manutenção de todos os ecossistemas do planeta.
A data foi instituída por meio da resolução A/RES/47/193, de 21 de fevereiro de 1992. Conforme essa resolução, o dia 22 de março é a data oficial para comemorar e realizar atividades e reflexões sobre o significado da água para a vida na Terra. No Brasil, o Congresso Nacional instituiu a Lei n.º 10.670, o Dia Nacional da Água na mesma data.
Serviço de Comunicação Social
Telefone (85) 3391-5121
E-mail: comunicacao@dnocs.gov.br