Notícias
Consumo consciente da água é base para um futuro sustentável
Confira dicas de uso, evite o desperdício e preserve os mananciais
A água é um recurso fundamental para a sobrevivência do ser humano. Ainda que 70% do planeta Terra seja coberto por água, apenas 1% desse volume é considerado potável. Da pequena parte hídrica que é adequada para consumo humano, 12% fica no Brasil, sendo 70% dessa água doce concentrada na Bacia Amazônica. O restante está distribuído de forma desigual – o Nordeste, por exemplo, possui somente 5% das reservas brasileiras de água doce, sendo que grande parte desse volume é subterrâneo e com alto teor de sal.
Alguns desses reservatórios estão localizados no Ceará. Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), na última quadra chuvosa, 30 açudes sangraram e outros 39 ficaram com o volume acima de 90%. Porém, 59 reservatórios ficaram com o volume inferior a 30%, mesmo com as chuvas. O Castanhão, maior açude do país, em abril de 2022, estava com 19,18% da sua capacidade. O Óros, segundo maior do estado, 45,30%. Já o Banabuiú, encontrava-se com 8,34%.
Com essa baixa nos açudes, é importante procurar estratégias que permitam o uso consciente da água. O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), promove a adequada convivência com a seca, por meio da implantação de infraestrutura, do aproveitamento e da gestão integrada de recursos hídricos, fomentando o desenvolvimento socioeconômico nas áreas suscetíveis à escassez hídrica. As ações do DNOCS contribuem para a segurança hídrica, melhoria da qualidade de vida, uso consciente da água proveniente de chuvas, como também perfura poços com vistas ao atendimento das comunidades e da redução da dependência de carros-pipa.
Com esse processo, os agentes públicos da Autarquia realizam ações com frequência para evitar o desperdício de água. “O DNOCS ‘faz’ água, não é? Naturalmente, depois desse processo, existem algumas normas para não haver o desperdício. Fazemos isso através dos técnicos das CEST’s, junto com os comitês. Quando a água está reduzida, diminuem as liberações nos nossos perímetros de irrigação. Além disso, também fazemos reuniões para mostrar a importância do uso consciente para que as pessoas saibam usar somente o necessário, porque sabendo usar, não vai faltar”, explicou o engenheiro do DNOCS, André Mavignier.
Faça sua parte: ações práticas para o uso consciente da água
Além das ações que o DNOCS promove, nós também podemos fazer a nossa parte. Abaixo você confere 9 dicas para um consumo consciente da água:
1- Deixe a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao passar sabão na louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.
2- Priorize banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você passa sabonete, o registro deve ser fechado. Isso permite uma economia de até 30 mil litros no ano.
3- Evite duchas de alta pressão. Elas possuem uma vazão grande, de 20/30 litros por minuto. Um banho de 10 minutos em um chuveiro de 30 litros por minuto gasta em média 300 litros de água – a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o consumo consciente por habitante é na ordem 112 litros por dia.
4- Organize a louça antes de lavá-la. Utilize uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso e o uso de materiais biodegradáveis também ajudam na economia.
5- Espere juntar uma quantidade de roupas suficiente para lavar. Você também pode verificar se elas realmente precisam ser lavadas – várias peças, como calças jeans, podem ser usadas mais de uma vez antes de serem lavadas.
6- No jardim, evite regar as plantas nos horários de sol forte. Regar o gramado ou o jardim antes das 10 horas da manhã e depois das 7 horas da noite previne o excesso de evaporação. No inverno é possível regar as plantas dia sim, dia não. Com essas medidas, você pode economizar cerca de 96 litros de água diariamente só com as plantas.
7- Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas – uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Se precisar usar água, prefira equipamentos de limpeza a jato, que usam uma quantidade mínima de água aliada com uma forte pressão.
8- Use um balde e um pano para limpar o carro.
9- Use cisternas para fazer a captação e armazenar a água da chuva. Você pode reutilizar essa água em regas, na limpeza do quintal, dos pisos, dentre outros.
Serviço de Comunicação Social
Telefone (85) 3391-5121
E-mail: comunicacao@dnocs.gov.br