Notícias
Chuvas intensas são registradas no Ceará: Açudes construídos e monitorados pelo DNOCS estão sangrando
A quadra chuvosa no Ceará está refletindo no nível dos açudes em todo o Estado. Chuvas que caem, enchem os reservatórios e trazem alegria para as comunidades das 24 localidades onde a capacidade dos açudes alcançou nível máximo.
Os 65 açudes construídos e monitorados pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), no Ceará, deverão fechar o período invernoso com um bom volume acumulado, mantendo condições de chuvas em todas as macrorregiões até este sábado (29/04), pelo menos.
Segundo o especialista em irrigação e drenagem, responsável pelos Serviços de Operações Agrícolas da Coordenadoria Estadual do DNOCS, Joacir Moreira de Sousa, 24 reservatórios estão com mais de 100% de sua capacidade total. As maiores lâminas de sangria são dos açudes Itapebussu, em Maranguape, Acaraú Mirim, localizado em Massapê, Ayres de Sousa, na cidade de Sobral, Fogareiro, em Quixeramobim, São Pedro da Timbaúba, no município de Miraíma, Araras, em Varjota e Frios, na cidade de Umirim.
O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 31,04% da sua capacidade, que é de 6.700.000.000m³ . Isso significa que o Castanhão está com 2.079.680.000 m³. Outro açude que ganha destaque é o Orós, segundo maior do Estado que está com 74,75%. Isso corresponde à 1.569.750.000m³. Vale ressaltar que a capacidade total do Orós é de 2.100.000.000m³.
Fazendo uma análise da situação dos açudes federais monitorados pela Coordenadoria Estadual do Ceará (CEST-CE), Joacir Moreira, aponta que a maior expectativa do nordestino é que os açudes encham. “É a oportunidade do homem do campo possuir um banco de proteína barata (peixes em abundância), produção em áreas de vazante (período de baixa no nível das águas), além da oferta hídrica para abastecimento humano e animal”.
Joacir Moreira chama atenção ainda para a importância do armazenamento de água no período de chuva para ser utilizado no período da estiagem. Os reservatórios também favorecem a interligação das bacias hidrográficas com a consequente captação do excesso de vazão dos cursos d’água e armazenagem, sendo relevante para assegurar melhoria na qualidade de vida em tempos de aquecimento global.
Veja abaixo a lista de açudes que estão sangrando (atualizada em 28/04/2023).
É o homem do campo que brilha os olhos com a grandiosidade do reservatório, enche o peito de esperança em dias melhores com água abundante e fortalece a economia local com novas fontes de emprego e renda. É o DNOCS que oportuniza caminhos de desenvolvimento para a população do seminário brasileiro.
Serviço de Comunicação Social
Telefone (85) 3391-5121
E-mail: comunicacao@dnocs.gov.br