Notícias
Adutora do Pajeú vai levar água para milhares de pessoas
Publicado em
14/12/2021 09h28
Atualizado em
16/12/2021 10h22
As obras da segunda fase, da segunda Etapa da Adutora do Pajeú encontram-se em ritmo acelerado. Atualmente está em andamento a implantação do Ramal que atenderá as cidades de Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo, ambas no Estado de Pernambuco, cuja extensão total é de cerca de 26 km, com 13 km de tubos assentados.
Os investimentos do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional, são da ordem de R$547 milhões e a execução do DNOCS. O empreendimento, com 598 quilômetros de extensão, quando concluído, vai beneficiar cerca de 400 mil pessoas.
Essa etapa atenderá a demanda de 7 municípios de Pernambuco - Betânia, Iguaraci, Ingazeira, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Teresinha, Tabira e Triunfo e 11 da Paraíba - Imaculada, Desterro, Livramento, São José dos Cordeiros, Taperoá, Teixeira, Cacimbas, Água Branca, Maturéia, Mãe d’Água e Juru que serão contempladas.
A Adutora do Pajeú - 2ª Etapa - PE-PB é uma iniciativa voltada para o abastecimento humano, abarcando a construção de sistema adutor, composto por captações no Eixo Leste do PISF, estações de bombeamento, reservatórios e tubulações, atingindo 255,7 km de adução entre os Estados de Pernambuco e Paraíba.
A primeira etapa, em operação desde 2014, com 199 quilômetros de adutora com a construção de 6 estações elevatórias, já abastece cerca de 200 mil moradores de sete municípios pernambucanos.
Aliviar o tormento da estiagem do sertão nordestino, através da garantia de abastecimento d’água, é uma das principais missões do Governo Federal, através do DNOCS, nestes momentos difíceis. A construção da 2ª fase da 2ª etapa do sistema adutor do Pajeú é água na região do semiárido nordestino.