Notícias
Açudes com boa recarga
O volume de água no Açude do Castanhão, no Ceará, responsável pelo abastecimento de água da região metropolitana de Fortaleza, onde vive quase metade da população do estado, recebeu mais de 10 milhões de m³ nos últimos dias. O reservatório tem capacidade para acumular 6,7 bilhões de m³ de água.
Outro destaque fica por conta da quantidade observada no açude Itaúna que ganhou mais de 6 milhões de m³ e encontra-se com 100 por cento de sua capacidade. O açude Arrojado Lisboa da cidade de Banabuiú, considerado o terceiro maior açude do Ceará, recebeu um aporte de quase 2 milhões de metros cúbicos de água. De acordo com o DNOCS, em termos de acúmulo, isso representa 74 cm de água nova no açude.
O Açude Paulo Sarasate(Araras) está construído sobre o leito do rio Acaraú, entre os municípios de Varjota, Pires Ferreira, Hidrolândia e Santa Quitéria. Sua capacidade é de 859 milhões de metros cúbicos de água, o que o coloca como o quarto maior açude do Ceará.
Segundo o chefe do serviço de Monitoramento Hidrológico, André Leitão Mavignier, o Açude Araras volta a aumentar o seu volume de água nesta terça-feira (10). A capacidade atual é de 14,42%.
Além do Castanhão, do Orós e do Arrojado Lisboa, outros reservatórios se destacaram em aporte: Acarape do Meio, Angicos, Aracoiaba, Ayres de Sousa, Caxitoré, Edson Queiroz, Frios, Jaburu, Pedras Brancas e Taquara.