Notícias
Aberto o IV Seminário de Reorientação para a Vida
O IV Seminário de Reorientação para a Vida foi aberto na manhã desta quarta-feira (23), no auditório da Administração Central, em Fortaleza, pelo diretor geral do DNOCS, Angelo Guerra.
O Diretor Geral deu boas vindas aos participantes e ressaltou a importância do seminário que chega a sua quarta edição, pelo que o evento representa e pela aprendizagem de ensinamentos das novas perspectivas na qualidade de vida de cada servidor.
A palestra inicial foi da professora Patrícia Passos. Ela disse que a qualidade de vida, é a perspectiva de uma pessoa em relação a sua posição na vida, no contexto do sistema de valores e da cultura em que vive e, em relação às metas, expectativas, padrões e interesse.
Falou, ainda, dos determinantes que comprometem a qualidade de vida: o domínio físico, psicológico, ambiental e religioso. Citou elementos que melhoram a qualidade de vida das pessoas como o ame-se, aceite-se e cuide-se ou seja, o amor próprio em primeiro lugar.
Ao final da palestra, foi feita uma avaliação com os presentes com o chamado hexágono vital, um instrumento que possibilita a verificação periódica do nível de estresse e qualidade de vida. “Quanto mais preenchido o hexágono, melhor estará sua qualidade de vida”, disse ela.
No seminário não faltou a parte cultural com a apresentação da saxofonista Ana Rebeca que encantou os presentes.
No período da tarde, o professor Guilherme Sais falou sobre como podemos transformar sonhos em resultados. Em seguida, foi a vez do graduado em psicologia pela Universidade Federal do Ceará e psicólogo da ASDEC, Roosevelt Ibiapina, sobre reorientação vocacional.
O Seminário segue até quinta-feira (24) com apresentação das oficineiras, que fazem parte do Projeto Qualidade de Vida no Trabalho e apresentação cultural com Juan Bustamante. . A promoção do evento é do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas, que tem como gestora, Maria Ilmacir Siqueira Machado.
Participaram do evento o diretor administrativo, Gustavo Paiva, o diretor substituto da diretoria de Produção, Eduardo Segundo, o coordenador estadual do DNOCS no Ceará, Francisco Hermenegildo Sousa Neto, o chefe de gabinete, Rogério Pinheiro, o representante da Divisão de Gestão de Pessoas, Antônio José de Lima Filho e a assistente social da Receita Federal, Luisa Danziato.