Notícias
25 de maio: dia do Trabalhador Rural
Não é tão difícil entender por quais motivos homens e mulheres que lidam, diariamente, em zonas rurais devem ser reconhecidos. Basta pensar em todas as etapas necessárias para cultivar o alimento. Imagine só: alguém deve capinar o terreno, preparar a terra, plantar as sementes, regar a área e ainda proteger a plantação de possíveis ameaças, como pragas e ervas daninhas.
Além de levantar antes do sol, as atividades rurais são funções desgastantes. Depois, tem todo o processo de colheita, beneficiamento dos produtos e transporte para que os alimentos cheguem à mesa das famílias. Mesmo com a automatização, muitas tarefas ainda requerem força física.
Hoje, 25 de maio, é o Dia do Trabalhador Rural. Pessoas que com o suor no dia a dia, ajudam no desenvolvimento e no progresso do país. Por isso, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas presta essa homenagem aos trabalhadores rurais de todo o Brasil, em especial àqueles que fazem parte dos perímetros irrigados do DNOCS que da terra cultivam os alimentos que chegam à mesa de todos nós.
A data é celebrada anualmente para homenagear todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais, campos e fazendas como, por exemplo, lavradores, agricultores, cuidadores de animais, pequenos produtores, entre outros. O Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural foi instituído por meio do Decreto de Lei nº 4.338, de 1 de junho de 1964 e em 1971 por meio do Programa de Assistência ao Trabalhador Rural, com a Lei Complementar nº 11.
Segundo dados compilados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Cepea/Esalq/USP), há mais de 18 milhões de cidadãos que tiram sustento da terra. Além da produção de alimentos, as atividades desenvolvidas por esse profissional geram matéria-prima para a fabricação de inúmeros produtos essenciais à comunidade.
São milhares de empregos gerados, diretamente, pelo setor. Um segmento que estimula a criação de vagas em diversas outras áreas. O Brasil sempre esteve presente na agricultura, no extrativismo e na pecuária, por exemplo, as maiores fontes de riqueza. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 15 milhões de pessoas exercem atividades ligadas ao campo.
Nesse contexto, o DNOCS ressalta a importância das atividades fundamentais exercidas por todos os trabalhadores rurais que se esforçam para levar alimentos de qualidade ao nosso lar, movimentam a economia, geram empregos e contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do país. Por isso, respeitar, reconhecer e valorizar esses homens e mulheres do campo é dever de todos nós.
E-mail: comunicacao@dnocs.gov.br