Notícias
23 de Junho: Dia do Lavrador. Um amor pela terra que garante vida
Você já se perguntou como o alimento que consome chega ao seu prato? Todo o processo acontece pelas mãos de pessoas que lidam com a terra. São trabalhadores que preparam o solo, plantam as sementes, aguardam o tempo da colheita e garantem assim, a qualidade da comida consumida por todos.
Para nos conduzir a esse universo rico e peculiar, vamos conhecer hoje o sr. Francisco Teixeira Rodrigues, de 69 anos. O lavrador que hoje atua no Perímetro Irrigado Araras Norte, que é gerenciado pelo DNOCS, nos conta que cresceu e se criou plantando milho, feijão, mamona, mandioca, algodão e tantos outros insumos. "Vivi essa realidade até os meus 18 anos, quando me alistei no exército e ao sair fui tentar a vida em São Paulo. Por lá fiquei por 42 anos, no ramo da indústria. Mas jamais esqueci da minha paixão pela terra".
Para o sr. Teixeira, ir para o Sudeste era a realidade de muita gente. Mas, segundo ele, foi um período importante, pois casou-se e teve seus filhos, mas nunca esqueceu da sua terra natal, o município de Tejuçuoca, no interior do Ceará.
O lavrador conta com nostalgia que a vida no campo hoje é diferente. "Meus avós criaram dez filhos, cuidando e aguardando o tempo da terra. Sem energia e sem irrigação. Com certeza os perímetros irrigados do DNOCS mudaram muito a nossa realidade".
Atualmente, o sr. Teixeira trabalha com plantação de banana e mamão, no Perímetro Irrigado Araras Norte, com toda a família. "Hoje meu filho trabalha comigo. Ele veio com a família dele pra cá. Meus netos saberão, desde cedo, a importância de amar e respeitar a terra. Somos uma família de lavradores, e me orgulho de manter o trabalho que está na minha família há tantas gerações.", disse o sr. Teixeira emocionado.
Neste dia 23 de junho, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) faz uma justa homenagem aos lavradores. Uma profissão que surge quando o homem primitivo se fixa na terra e começa a produzir seu próprio alimento, em vez de ficar vagando nômade. A palavra lavrador vem do latim labora, aquele que trabalha diretamente com a terra. Portanto, hoje o DNOCS coloca em evidência o trabalho daquele que cultiva o solo, arando, adubando e semeando para que este produza alimentos de qualidade, consumidos por toda população.