Notícias
18 de agosto: Dia Nacional do Estagiário
No dia 18 de agosto, comemoramos o Dia Nacional do Estagiário. A data remonta o ano de 1982, quando foi regulamentada a Lei 6.494, a Lei dos Estagiários, substituída posteriormente pela Lei 11.788/2008. O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), que há 114 anos tem transformado a realidade das comunidades inseridas no semiárido brasileiro, também tem atuado fortemente na construção de profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho.
Portanto, neste dia, o DNOCS pontua o programa de estágios da Autarquia que mudou a vida de muitos brasileiros. Diversos engenheiros, administradores, economistas, agrônomos, bibliotecários e outras categorias de formação acadêmica como ciências contábeis e agentes administrativos, adquiriram aqui, no DNOCS, conhecimentos práticos que permeiam a vida profissional deles até hoje.
Uma boa experiência no período de estágio pode fazer toda a diferença na vida acadêmica do estudante universitário e tem reflexos na vida profissional. Além da troca de conhecimentos com pessoas que já estão no mercado formal, o estágio é o primeiro contato do aluno com a prática no ambiente de trabalho e com algumas situações que deve vivenciar na vida profissional.
Segundo Ilmacir Machado, responsável pelo Setor de Desenvolvimento de Pessoas do DNOCS, a Autarquia conta atualmente com 31 estagiários. Do total, 18 estão lotados na Administração Central em Fortaleza (CE) e outros 13 estão atuando nas Coordenadorias Estaduais da Autarquia nos Estados do Alagoas (2), Bahia (1), Ceará (3), Paraíba (3), Pernambuco (1), Piauí (1) e Rio Grande do Norte (2). Ilmacir Machado afirma que a demanda por estagiários no Departamento é maior para os cursos de administração, direito, engenharia ambiental e engenharia civil.
Ilmacir explica ainda que o processo seletivo de estagiários para o DNOCS é realizado pela Universidade Patativa do Assaré (UPA), responsável pela análise documental e curricular. As entrevistas com os candidatos são de responsabilidade da Autarquia. A carga horária dos estudantes contratados pelo DNOCS é de quatro horas diárias, perfazendo 20 horas semanais. Para estudantes do ensino médio a bolsa é de R$ 486,05 e para os estudantes de nível superior o valor é de R$ 787,97. Eles também recebem auxílio- transporte por dia trabalhado.
Histórias de Vida
Muito além das estatísticas quantificando o número de estagiários que passaram pela Autarquia, estão as histórias de vida que foram marcadas pela oportunidade da vivência profissional no DNOCS. Histórias como a de Sérgio Gregório, psicólogo, que no momento mais difícil da vida dele encontrou, no DNOCS, o apoio que precisava para seguir em frente. O ano era 2017 e, o ainda estudante universitário, perdeu a mãe e ficou muito fragilizado naquele momento. Além da dor pela perda da mãe, precisava também conseguir alguma fonte de renda para auxiliá-lo nas despesas. “A escuridão ameaçava me engolir, mas então, como um raio de esperança, o DNOCS entrou em minha vida. Esse Órgão, muitas vezes subestimado e pouco reconhecido, tornou-se meu salvador por assim dizer, devolvendo-me não apenas a dignidade, mas também a vontade de viver”, revelou Sérgio.
No estágio do DNOCS ele encontrou muito mais do que uma fonte de renda, conseguiu apoio emocional e a empatia que tanto precisava naquele momento: “A gestão acolhedora do DNOCS por meio da Reijane, Rose, Marley, Ilmacir, dona Rutinha e a saudosa Tia Uyla. Eles foram meus anjos, oferecendo-me apoio e compreensão, e talvez sem eles, eu não teria conseguido o estágio que mudou minha vida”, lembrou.
A partir da vivência no DNOCS ele criou o projeto “Escuta Psicológica Qualificada - o Otophilos”. “Esse projeto não apenas ajudou a aliviar o fardo de muitas pessoas, mas também me curou da depressão e me resgatou do abismo. Minhas atividades no DNOCS não foram apenas uma experiência profissional, foram uma fonte de renovação e alegria”, reconheceu.
Quem também encontrou no DNOCS uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional foi Aline Gomes, que em 2019 era estagiária da equipe de Auditoria Interna da Autarquia. Aluna do Curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), durante o estágio, ela conseguiu colocar em prática as teorias aprendidas na vida acadêmica. Depois de formada, integrou o quadro da Autarquia, dessa vez como terceirizada. “Sou muito grata pela oportunidade e a todos os colegas que me acompanharam e me apoiaram ao longo do caminho. Recomendo o estágio na instituição e desejo que todos os estudantes tenham essa experiência prática e oportunidade de crescimento profissional”, frisou.
Clique aqui para conferir a cartilha do estagiário do DNOCS
Serviço de Comunicação Social
Telefone (85) 3391-5121
E-mail: comunicacao@dnocs.gov.br