Notícias
17 de novembro: Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) reforça seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população, apoiando a campanha Novembro Azul, que visa conscientizar os homens sobre a importância do cuidado com a saúde e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e diabetes. No dia 17 de novembro, data que marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, te convidamos a refletir sobre uma conversa franca com Vanessa Pinheiro, enfermeira da Associação dos Servidores do DNOCS no Estado do Ceará (ASDEC), para esclarecer dúvidas e alertar sobre a relevância dessa causa.
Confira a seguir a entrevista destacando como a prevenção e o autocuidado podem salvar vidas.
1. O que é o Novembro Azul?
É uma campanha mundial de conscientização sobre a saúde do homem e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
2. Quais são os principais objetivos dessa campanha?
O principal objetivo do Novembro Azul é conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde, especialmente em relação ao câncer de próstata. Visa salvar vidas através da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
3. Quais doenças o Novembro Azul busca conscientizar e prevenir?
Além da prevenção do câncer já falado, também aborda doenças cardiovasculares, diabetes e doenças respiratórias, que são mais comuns em homens e podem ser prevenidas com hábitos de vida saudáveis, saúde mental buscando desmistificar o tema da saúde mental masculina, incentivando os homens a buscarem ajuda quando necessário.
4. Quando o exame de próstata é indicado?
Recomenda-se iniciar os exames a partir dos 45 anos, principalmente para aqueles com histórico familiar de câncer de próstata ou da etnia negra. Se você apresentar sintomas como dificuldade para urinar, jato urinário fraco, necessidade frequente de urinar à noite ou sangue na urina, o exame deve ser realizado imediatamente, independentemente da idade. Além do histórico familiar, outros fatores de risco incluem obesidade, sedentarismo e dieta rica em gordura.
5. Existem mitos em torno do exame de próstata? Quais são eles e como combatê-los?
Sim, existem muitos mitos. Alguns são:
- O Câncer de Próstata só afeta plena idosos!
- O toque retal é doloroso!
- O exame de PSA é suficiente para diagnosticar o câncer!
- O câncer de próstata causa impotência sexual!
- O câncer de próstata é uma doença hereditária!
É fundamental buscar informações confiáveis sobre o câncer de próstata em fontes como o Ministério da Saúde, sociedades médicas e instituições de pesquisa.
6. Quais são os fatores de risco para o câncer de próstata?
Idade, raça, histórico familiar, alterações genéticas, dieta, vida sedentária, obesidade, tabagismo, exposição a agentes químicos, inflamação da próstata, doenças sexualmente transmissíveis, vasectomia.
7. Quais sinais e sintomas devem servir de alerta para procurar um médico?
- Ardência ou dor ao urinar;
- Necessidade de urinar com mais frequência;
- Micção excessiva à noite (noctúria);
- Dificuldade em iniciar ou parar a micção;
- Sangue na urina ou no sémen;
- Jato urinário fraco ou intermitente;
- Sensação de que a bexiga não esvazia totalmente;
- Dor ao ejacular;
- Disfunção erétil;
- Dor na parte inferior das costas, pelve, testículos ou coxas (que pode ser óssea).
8. Qual é a importância de se ter uma rotina de exames periódicos após os 40 anos?
Diagnóstico precoce: realizar o exame pode ajudar a identificar o câncer de próstata logo no início da doença, aumentando assim a chance de sucesso no tratamento. Tratar o câncer de próstata na fase inicial pode evitar que se desenvolva e chegue a uma fase mais avançada.
9. Como a família e amigos podem apoiar os homens a cuidarem melhor da saúde?
- Apoio emocional: Demonstrar compreensão e paciência durante o tratamento.
- Acompanhamento: Acompanhar o paciente nas consultas, sessões de quimioterapia e radioterapia.
- Ajuda financeira: Oferecer ajuda financeira caso o paciente precise e você possa ajudar.
- Buscar suporte emocional: Procurar suporte emocional para ele.
- Conversar: Conversar com pessoas que compreendam o que está acontecendo, como amigos, familiares e grupos de apoio.
10. Existe alguma mudança de hábitos ou de rotina que você recomendaria para a prevenção?
Ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
11. Quais são os tratamentos disponíveis para o câncer de próstata?A principal delas é a cirurgia, que pode ser aplicada junto com radioterapia e tratamento hormonal, conforme cada caso.
Quando localizado apenas na próstata, o câncer de próstata pode ser tratado com cirurgia oncológica, radioterapia e até mesmo observação vigilante, em alguns casos especiais. No caso de metástase, ou seja, se o câncer da próstata tiver se espalhado para outros órgãos, a radioterapia é utilizada junto com tratamento hormonal, além de tratamentos paliativos.
12. Como você avalia a resposta dos homens a campanhas como o Novembro Azul?
Por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura.
13. De que forma campanhas como essa podem ajudar a reduzir o preconceito em relação ao cuidado com a saúde masculina?
Infelizmente, o que impede muitos homens de procurar atendimento médico são questões culturais, que criam um certo preconceito sobre cuidar da saúde, o que faz com que a sociedade questione sua masculinidade. Mostrar a importância de cuidar do corpo e da mente, e quebrar tabus sobre o tema, tão quanto conscientizar os homens a detectar o diagnóstico precoce como sendo a única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata. Lembre-se de que cuidar da saúde é importante para todos e não interfere na sua masculinidade. Não deixe o preconceito prejudicar a sua qualidade de vida!