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BR+ Segurança é um programa criado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte - DNIT, por meio da Coordenação Geral de Operações Rodoviárias - CGPERT da Diretoria de Infraestrutura Rodoviária - que visa dar continuidade às ações de Segurança Viária nas rodovias federais sob jurisdição do DNIT.
Uma recente pesquisa publicada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) estima que, em 2015, R$ 11,15 bilhões foram gastos com acidentes nas rodovias federais, quase o dobro do valor investido nessas rodovias, R$ 5,95 bilhões. Além disso, dados do Ministério da Saúde apontam que os acidentes de trânsito são a sétima causa mais relevante de óbitos no Brasil, atingindo principalmente os jovens entre 15 e 29 anos. Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que este não é um problema apenas brasileiro. Aproximadamente 1,2 milhões de mortes são registradas anualmente devido a acidentes nas rodovias de todo mundo, custando aproximadamente 3% do PIB de cada país.
Com o objetivo de coordenar esforços globais e convocar os países para atuarem em prol da melhoria da segurança viária, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou, em 2010, o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, objetivando reduzir em 50% o número de óbitos nas rodovias. Da mesma forma, o DNIT definiu como prioridade estratégica o desenvolvimento de ações para o aprimoramento da segurança do usuário.
![]() | MORTES AO ANO EM TODO O MUNDO |
![]() | GASTOS COM ACIDENTES* |
![]() | REGISTRADOS NAS RODOVIAS FEDERAIS EM 2016** |
![]() | GASTOS COM ACIDENTES NAS RODOVIAS FEDERAIS EM 2015*** |
![]() | CAUSA DE MORTES NO BRASIL**** |
![]() | A ONU decretou de 2011 a 2020 a Década de Ação pela Segurança no Trânsito |
![]() | A Segurança do Usuário é uma das prioridades estratégicas para o quadriêno 2011-2017 |
*Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS/ONU) ** Polícia Rodoviária Federal | *** Dados da Confederação Nacional de Transportes **** Ministério da Saúde |
![]() | Desenvolver novos padrões para a execução de intervenções viárias, reduzindo a incidência de acidentes durante a fase de obras. |
![]() | Desenvolver um método de identificação e monitoramento de segmentos críticos e um catálogo de contra medidas a preços acessíveis e de efetividade comprovada para promoção da segurança viária. |
![]() | Complementar os programas já consagrados de intervenções viárias, como o BR-Legal, PNCV, PIAF, PNMR, p.ex., com foco nas melhores práticas de segurança viária. |
![]() | Promover maior racionalidade na aplicação dos recursos públicos e na condução da missão institucional do DNIT através de prospecção de novas fontes de recursos e aplicação de soluções otimizadas. |
A primeira fase do programa, que prevê o desenvolvimento metodológico, prova de conceito e a realização da primeira onda de investimentos tem a duração de 2 anos e a programação apresentada abaixo:
O BR+ SEGURANÇA proverá benefícios nas mais variadas esferas contemplando os usuários, o DNIT, o poder público e o país, de um modo geral.
![]() | Maior mobilidade, através de rodovias mais seguras e confiáveis |
![]() | Maior racionalidade na aplicação dos recursos públicos e na condução da sua missão institucional, por meio da aplicação de contra medidas de segurança rodoviária para reduzir o risco de cada local e segmento, a preços acessíveis e economicamente viáveis. |
![]() | Redução dos gastos diretos e indiretos com acidentes, redução da pressão sobre o sistema de saúde de média e alta complexidade (alto custo) e captação de fontes alternativas de recursos para financiar os investimentos em segurança. |
![]() | Melhoria da qualidade e disponibilidade da infraestrutura de transportes e, consequentemente, da produtividade, da mobilidade e do desenvolvimento econômico nacional; |