Notícias
Um pé na estrada
02/10/2017
São várias as histórias de vida que o Concilia BR-381 e Anel passou a conhecer e a acompanhar. Um desses casos é o da Dona Creuza Maria dos Santos, 60 anos. Residente em Governador Valadares, no distrito de Baguari, Lote 1, a aposentada é viúva, tem cinco filhos e reside com dois deles. A casa de origem teve que ser abandonada, já que o risco estrutural e geológico era iminente. Em função disso, a família foi realocada em moradia provisória no mesmo distrito.
A família possuía um vínculo afetivo com o lugar e o desejo inicial era permanecer no distrito. A dificuldade, no entanto, foi que no local não havia imóveis regularizados para a venda. O caso foi levado ao Conselho Executivo do Programa e a melhor saída encontrada foi a aquisição de moradias regularizadas em Governador Valadares, local mais próximo do distrito (cerca de 22 km).
A resistência inicial da família foi quebrada quando a equipe social mostrou as vantagens do novo local para a família. “Toda mudança é difícil, mas o local possui mais conforto e infraestrutura para todos eles. Além disso, os dois filhos já estudavam em Governador Valadares e se deslocavam diariamente”, apontou a assistente social do DNIT que acompanhou o caso, Lilia Nogueira.
DE CASA NOVA
A família pôde visitar os imóveis escolhidos e ficaram encantados com as casas apresentadas. “As casas eram todas muito boas e com os equipamentos públicos necessários próximos. A que escolhemos tem ponto de ônibus na esquina, posto de saúde a dois quarteirões, escola de ensino infantil e comércio”, destacou Dona Creuza.
Outro ponto positivo destacado pela beneficiária é a aproximação com a família e antigos vizinhos que a casa nova irá proporcionar. “A equipe conseguiu arrumar uma casa que fica ao lado da casa da minha nora. Além disso, o meu filho que trabalha e estuda em Governador Valadares não vai precisar ficar pegando a estrada para me visitar porque já estaremos perto. Achei a rua bem sossegada, gostei muito do lugar e já até reencontrei dois antigos conhecidos meus de Baguari que agora serão meus vizinhos”, contou.