Notícias
Concilia BR 381 e Anel promove debate sobre “compra assistida”
04/03/2016
O Concilia BR 381 e Anel promoveu evento para apresentar a modalidade de reassentamento chamada compra assistida e esclarecer dúvidas dos moradores da vila Pica Pau, localizada na região nordeste da cidade, no dia 5 de março. Durante o evento, foi explicado que o benefício de compra assistida é concedido durante audiência de conciliação a ser realizada pela Justiça Federal. É disponibilizado um valor destinado, exclusivamente, para a compra de uma nova moradia. A quantia é depositada direto na conta do vendedor do imóvel.
Para avaliação do imóvel escolhido, o beneficiário recebe assessoria profissional que envolve questões ambientais, estruturais, jurídicas e sociais. Todas as explicações são ilustradas com situações ocorridas na BR-381, onde o Programa já realizou 55 compras assistidas. Dessas, 34 já foram concluídas e 21 estão em acompanhamento pelos peritos. Um dos casos de compra assistida foi o da moradora de Nova União, Efigênia dos Santos. Ela esteve presente ao evento e compartilhou sua história de reassentamento.
A cozinheira Maria Ferreira, moradora da vila Pica Pau há quatro anos, disse que o encontro contribuiu para esclarecer as dúvidas dos moradores sobre esse tipo de reassentamento oferecido pelo Programa. “Gostei bastante de ter vindo. Ficou claro que a compra assistida é uma possibilidade, mas que também temos outras opções”, disse ao final do encontro.
Para a perita judicial e uma das organizadoras da atividade, Cristiane Caldeira, ações como essa ajudam a estabelecer e potencializar o vínculo entre a vila e os peritos. “A atividade foi proposta a partir de uma demanda dos moradores da própria vila Pica Pau. O próximo passo é, ainda em março, fazer um laudo social de todos as famílias para atualização de dados da vila, Assim que concluída a prospecção de terrenos e edificações, os moradores da vila Pica Pau e os beneficiários que estão no aluguel social serão os primeiros a ser reassentados”, esclareceu.