Notícias
Concilia BR 381 e Anel mobiliza vila da Paz
30/06/2015
Para marcar o início das atividades do Concilia BR-381 e Anel na vila da Paz, localizada na região nordeste de Belo Horizonte, foi realizado no dia 28 de março um evento de mobilização social para toda a comunidade. Na ocasião, foram feitas oficinas de incentivo à geração de renda para os moradores, atividades recreativas, apresentações artísticas e foram esclarecidas dúvidas das famílias a respeito do processo de reassentamento que irá acontecer na vila.
Maria das Dores Lima, que mora há 20 anos na vila, participou de oficina de artesanato com a neta de 15 anos, Suelem Márcia de Aquino Costa. As duas confeccionaram estandartes: “Se eu não estivesse aqui hoje, estaria em casa assistindo TV. Além da gente aprender algo novo, estamos conversando com os vizinhos, distraindo”, contou a dona de casa. “Minha avó é minha camarada! Nós viemos juntas pra divertir um pouco”, disse Suelem.
Por sua vez, Edson Barbosa Lima criou um estandarte diferente. Além das casinhas e flores costuradas ao pano, ele adicionou linhas referentes a quadras de esporte. “O local que habitamos deve oferecer, além de segurança, espaços de lazer para as crianças e jovens se divertirem, para ficarem longe das drogas e se tornarem alguém na vida. Veja só a alegria daquelas pessoas jogando futebol na quadra que vocês improvisaram com tinta branca no chão”, declarou.
A tarde cultural foi prestigiada pela juíza federal Dayse Starling e sua equipe, que aproveitaram a oportunidade para visitar as moradias de diversas famílias. Ao final do evento foi realizada uma intervenção cênica com a temática da esperança e da mudança a partir de recortes de textos de escritores e compositores, além de trechos de músicas populares. Para encerrar a apresentação, as pessoas caminharam em cortejo até o Viaduto do Correio, ao som da música ‘O que é, o que é?’, de Gonzaguinha.