Notícias
Artesãos das vilas vendem seus produtos em festival
09/10/2016
Com menos de um mês da participação dos moradores das vilas Pica Pau, da Luz e da Paz na Feira Solidária da PUC Minas, os artesãos foram convidados para expor seus produtos no Festival Fica 13, promovido pela Faculdade de Comunicação e Artes da mesma universidade. O evento, que aconteceu nos dias 7 e 8 de outubro, tem como objetivo articular perspectivas de diversos atores sociais de diferentes regiões e status social. O festival permitiu, ainda, o encontro entre aqueles que estão em processo de formação e profissionais que estão fora do ambiente universitário. Durante o evento, os artesãos criaram novos vínculos, conheceram outros profissionais e novas técnicas de artesanato.
INCENTIVO À GERAÇÃO DE RENDA
A geração de renda e o protagonismo dos moradores das vilas originado em eventos como esse surpreendeu os peritos judiciais. “A maior parte do pessoal trabalha com reciclagem e não tem um trabalho formal. Eles estão encarando as exposições como uma oportunidade de estabilidade de vida e estão cheios de sonhos”, ressaltou a técnica social Tatiana Cristina. A experiência de participar desse tipo de atividade contribui, inclusive, para aperfeiçoar o trabalho dos moradores. As vilas da Luz e da Paz, por exemplo, produziram sabões em barra e, como resultado de sugestões, produzem também amaciantes: o novo produto já foi feito para o Festival.
Outra novidade levada para o evento pelos moradores da Vila Pica Pau foram os presépios pintados a mão. A artesã Maria Irene é a responsável por ensinar as diversas técnicas aos moradores das vilas. Todo o dinheiro arrecadado com as vendas serve para comprar novos materiais e novas peças para serem pintadas.