Notícias
Projeto Pé-de-Pincha realiza a 11ª Coleta de Ovos de Quelônios na RDS Igapó-Açu
O projeto realizado pela Universidade Federal do Amazonas este ano conta com o apoio, além do IBAMA, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Amazonas – SEMA, do Instituto Claro, da Gestora Ambiental do DNIT, o Consórcio Prosul-Mac III, e dos comunitários do Igapó-Açú.
A 1ª etapa, a coleta dos ovos, ocorreu entre os dias 17 e 23 de agosto, onde as equipes percorreram as praias do Rio, e encontraram os ninhos dos quelônios. Os ovos foram colocados em caixas com areia e várias informações anotadas para controle e estudos sobre o comportamento dos tracajás. Após a coleta, os ovos foram levados para as chocadeiras, da comunidade de Nova Geração e de São Sebastião, localizadas na RDS Igapó-Açu. O objetivo é aguardar a eclosão e crescimento dos animais até chegarem no tamanho adequado para serem devolvidos à natureza.
Este é o segundo ano em que o DNIT e gestora ambiental, o Consórcio Prosul-Mac III, participam do projeto. O Programa Pé-de-Pincha atua há onze anos contribuindo para a conservação e manutenção de quelônios na Amazônia.
Com informações do Consórcio Prosul-Mac III