Notícias
DNIT realiza manutenção da ponte sobre o Igarapé Pilão, localizado na região hidrográfica do Rio Acará
Os técnicos da gestora ambiental realizam semanalmente o monitoramento das reformas das pontes ao longo da rodovia, especialmente no Trecho do Meio, do km 250, próximo ao Igapó Açu até o km 655,70, no entroncamento com a BR-230.
A construtora contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pelo segmento do km 513,80 ao km 590,10, realizou a restauração da ponte sobre o Igarapé Pilão, no km 523, com o objetivo de melhorar a trafegabilidade e garantir mais segurança aos usuários da rodovia. A exposição da ponte ao tráfego de veículos pesados e intempéries muitas vezes causa deterioração da madeira.
Para a execução dos serviços os trabalhadores utilizam maquinários como motosserras, ferramentas tipo picaretas, marretas, martelos, caminhão tipo munk e vigas de madeiras para colocar reforço na estrutura inferior e superior da ponte. As frentes de serviço foram sinalizadas para indicar a presença dos trabalhadores e orientar os usuários da via em relação aos cuidados na direção.
Todos os equipamentos são certificados e possuem autorização para uso exclusivo na manutenção das pontes. Todas as madeiras utilizadas possuem Documento de Origem Florestal – DOF.
A supervisora ambiental orienta os colaboradores a terem cuidado em relação ao manuseio dos resíduos da manutenção para que esses não caiam no corpo hídrico e que sejam recolhidos e armazenados temporariamente nos canteiros de obras.
Sobre a trafegabilidade na BR-319, é importante que os condutores de veículos de passageiros e cargas observem a nova portaria de restrição de peso do DNIT, que pode ser acessada no link:
https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/portais-tematicos/br-319-am-ro/informacoes-uteis/portaria-no-372-2021-restricao-de-peso-na-rodovia-br-319
Com informações do Consórcio Prosul-Mac III.