Notícias
Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) apoia o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, no terceiro domingo de novembro, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1995, para a promoção de ações de mobilização e educação para o trânsito.
A data homenageia as vítimas, bem como humaniza a dor das perdas de familiares e amigos que lidam diariamente com as consequências traumáticas das mortes e lesões causadas pelos sinistros.
Mais que um dia no calendário, o DMMVT é uma ferramenta importante para que governos insiram em suas agendas, planos e programas de combate a violência no trânsito que possibilitem a conscientização não só do poder público, mas de entes da sociedade civil, da iniciativa privada, de organizações e, principalmente, de condutores.
São realizadas neste mês, mobilizações envolvendo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), entidades e organizações com o objetivo de salvar vidas e debater ações que propiciem um trânsito mais seguro.
Essas ações são oportunidades de melhorias e aprimoramento de toda uma conduta em torno do trânsito e mostram que a educação para o trânsito é uma pauta tão importante quanto outras.
Para a coordenadora da Educação para o Trânsito do DNIT, Thailine Barbosa, “datas e ações como o DMMVT são importantes para sensibilizar a sociedade sobre a valorização da vida, para mostrar que cada vida perdida foi uma família destruída. Além do mais, é importante também para que essas pessoas que sofrem com a dor da perda não se sintam desamparadas por isso, o poder público trabalha para que haja segurança nas vias”.
Lugar de educação para o trânsito é na escola
O Programa Conexão DNIT é voltado às crianças do primeiro ao nono ano, do Ensino Fundamental e tem como objetivo levar o tema trânsito para a sala de aula para que essas crianças já conheçam as peculiaridades desse “organismo” e saibam se defender e se comportar nas ruas. Crianças são propagadoras de informações, daquilo que aprendem, e por esse motivo, todo o conhecimento adquirido na escola reverbera na sua família, comunidade, bairro etc. E dessa forma, escola, comunidade e o aprendizado constroem juntos uma rede de educação para o trânsito transformando e salvando vidas.
Saiba mais em: https://servicos.dnit.gov.br/conexao/