Notícias
DDS de julho: orientações sobre o descarte correto de resíduos
Na BR-319/AM/RO, as equipes responsáveis pela Gestão Ambiental têm como prática recorrente a realização dos DDS - Diálogos de Segurança, também conhecidos como Diálogos Diários de Segurança. Essas iniciativas são essenciais para aprimorar a segurança no local de trabalho, especialmente durante as atividades de construção, como as obras de pavimentação e manutenção da rodovia. No que diz respeito à BR-319, além da segurança no ambiente de trabalho, outro ponto crítico a ser observado junto aos trabalhadores das obras é o cuidado para minimizar o impacto ambiental e promover práticas sustentáveis durante a rotina de trabalho.
Durante o DDS de julho, que ocorreu no Segmento A da BR-319/AM/RO, no canteiro de obras LCM - Careiro Castanho, km 106 da rodovia, cerca de 50 trabalhadores participaram das atividades e orientações sobre o descarte correto dos resíduos, prática essencial para a preservação do meio ambiente, prevenção da poluição e promoção da sustentabilidade. Na dinâmica desenvolvida pelos profissionais da equipe de educação ambiental, os trabalhadores recebiam cartas referentes a um tipo de resíduo para ser descartado no recipiente da cor relacionada à categoria correspondente - papel, plástico, orgânico ou vidro. A atividade lúdica mostrou a importância da correta separação dos resíduos para fins de coleta e reciclagem, buscando a redução do volume de resíduos destinados ao depósito municipal.
Seguir orientações adequadas para o descarte dos diferentes tipos de resíduos é fundamental para minimizar os impactos negativos do lixo no meio ambiente. No passo a passo para um tratamento apropriado dos resíduos, é essencial classificar as diferentes categorias, como orgânicos, recicláveis, reutilizáveis e resíduos perigosos. A separação facilita o tratamento correto para cada tipo de material e evita a contaminação do solo e da água, assegurando os cuidados à fauna e à flora local. O descarte correto dos resíduos é uma responsabilidade compartilhada por todos, e cada ação individual contribui para um ambiente mais limpo, saudável e sustentável para as futuras gerações.
As equipes da Gestão Ambiental da BR-319/AM/RO estão empenhadas na construção de uma cultura organizacional voltada para a segurança dos trabalhadores e para as práticas de sustentabilidade ambiental, resultando em um ambiente de trabalho mais protegido, consciente e saudável, onde os colaboradores podem desempenhar suas funções de maneira confiante e produtiva.