Notícias
16 de março é o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas
A mudança climática é um dos maiores desafios do nosso tempo. Seus impactos afetam desde a produção de alimentos até o aumento do nível do mar. A intensidade das emissões de gases de efeito estufa provenientes da queima de combustíveis fósseis, incêndios florestais, desmatamento e outras atividades são causas diretamente relacionadas ao crescimento da crise climática.
Desde 2011, 16 de março é o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, decretado pela Lei Nº 12.533 a fim de articular atos, eventos, debates e mobilizações relacionados a medidas de proteção dos ecossistemas brasileiros. O Programa de Educação Ambiental da BR-319/AM/RO, desenvolvido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio do consórcio Concremat/Hollus, destaca a importância do dia e busca estabelecer diálogos, promover iniciativas que estimulem a responsabilidade ambiental, difundir conhecimentos e inspirar mudanças de atitudes que contribuam para a redução dos impactos ambientais decorrentes da mudança climática.
Mas afinal, o que podemos fazer para colaborar no combate ao aquecimento global? Aqui vão algumas dicas e instruções com as quais podemos participar na solução para a crise climática:
- Utilizar os recursos naturais com responsabilidade;
- Apoiar iniciativas de carbono neutro;
- Priorizar atividades que reduzam a emissão de gases de efeito estufa;
- Reduzir o consumo de combustíveis fósseis;
- Reduzir a quantidade de resíduos sólidos;
- Investir em embalagens mais sustentáveis.
Esses são alguns hábitos que podem nos ajudar a reduzir e reverter os efeitos das mudanças climáticas, como o consumo consciente e a preferência por produtos e serviços mais sustentáveis. Cabe a cada um de nós refletir sobre o impacto dos poluentes e outras ações prejudiciais ao clima. Vamos juntos cuidar do planeta.