Notícias
Gestão do Componente Indígena promove diálogo entre comunidades, DNIT e MPF
O Comitê Gestor, formado por caciques e lideranças das terras indígenas localizadas na região da BR-280, reuniu-se no mês de agosto com a equipe do gerenciamento executivo do Componente Indígena do Plano Básico Ambiental (CI-PBA), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério Público Federal (MPF) para deliberar sobre as atividades e ajustar o cronograma de trabalho.
Foi um importante encontro, onde as lideranças indígenas apresentaram suas principais preocupações e quais as atividades mais urgentes a serem executadas. Foram deliberadas ações nos subprogramas de gestão territorial, apoio ao fortalecimento e articulação de lideranças, comunicação social e atividades produtivas. Participaram também as equipes técnicas da Gestão Ambiental da obra, empresas Prosul e MPB Engenharia, e da gestão executiva do Componente Indígena, o consórcio Ecoplan-Skill Engenharia. Em atendimento às medidas sanitárias de restrição, devido a pandemia, parte da equipe esteve presente por videoconferência.
As reuniões do Comitê Gestor serão realizadas a cada dois meses, para garantir uma via de diálogo entre as comunidades, instituições públicas e empresas. Dessa forma, fica garantido o respeito às demandas das comunidades indígenas afetadas pela obra de duplicação na BR-280.