Notícias
Aldeia indígena inaugura primeiro viveiro de mudas do CI-PBA
O DNIT realizou a construção do primeiro viveiro de mudas na região. Esta é uma atividade prevista no âmbito do Componente Indígena do Plano Básico Ambiental da obra de duplicação da BR-280/SC. O viveiro é uma das estratégias de mitigação dos impactos da obra, no sentido de garantir o replantio de espécies nativas da região e que são importantes para as comunidades indígenas da etnia mbya guarani .
A estrutura tem papel fundamental na sustentabilidade ambiental: nela será feita a conservação do patrimônio genético das espécies tradicionais e nativas, consideradas sagradas na cultura guarani, e o crescimento de mudas para incremento da biodiversidade e das roças nas aldeias.
O primeiro viveiro foi construído na aldeia Piraí, em outubro de 2021, e será administrado pelos agentes indígenas, viveirista e ambiental. A estrutura conta com mesas de trabalho, sistema de irrigação eletrônico e sombrite de proteção. Na Piraí, os agentes ambiental e viveirista realizaram também o plantio de espécies ornamentais no entorno do viveiro. Nos próximos meses, será continuada a atividade de coleta de mudas, como as de pindo (palmeira) já realizada pelos agentes indígenas da aldeia Piraí.
Será realizada a construção de viveiros de mudas também nas aldeias Morro Alto, Reta, Tarumã-mirim, Pindoty, Jabuticabeira, Yvaporu, Yakã Porã e Conquista.