Notícias
Agentes indígenas e engenheiro realizam vistoria em trecho da obra
A comunidade da aldeia Piraí recebeu, dentro da casa de reza, o engenheiro da empresa Sulcatarinense, responsável pela segunda etapa da obra de duplicação da BR-280, no dia 2 de agosto. A comunidade pôde se informar e tirar dúvidas a respeito do momento atual da obra e quais as etapas a seguir, no trecho que passa dentro da terra indígena.
Após a reunião, o cacique da aldeia Piraí, juntamente ao engenheiro, agentes ambientais e viveirista, acompanhados da equipe técnica do CI-PBA realizaram uma vistoria no trecho da obra adjacente à terra indígena. As lideranças guarani puderam comentar e apontar os locais de maior preocupação e discutir estratégias de mitigação, como por exemplo, como será feito o novo acesso à aldeia para que a comunidade permaneça segura contra a entrada de pessoas não autorizadas.
Foi dialogado também a respeito do túnel de passagem de animais, escoamento de água da rodovia para dentro da terra indígena e as medidas de controle de contaminação do solo – preocupações apresentadas pela comunidade.
A mediação entre as comunidades indígenas e as empresas construtoras é uma das estratégias de acompanhamento dos impactos da obra, atividade realizada dentro do escopo do Subprograma de Apoio a Articulação e ao Fortalecimento das Lideranças e Organizações Guarani do Componente Indígena do Plano Básico Ambiental.