Notícias
Obras de Duplicação da BR 135 – MA
Os cuidados estabelecidos para fins de preservação do meio ambiente, voltados a sustentabilidade, no que se refere à fabricação do asfalto utilizado na obra, envolvem a produção, a estocagem e a aplicação de agregados, assim como a operação da usina.
A obra segue todos os requisitos ambientais legais referentes à legislação federal, estadual e municipal, além das ações estabelecidas nos Programas Ambientais que integram o Plano Básico Ambiental – PBA.
PADRÃO DE QUALIDADE DO NOSSO ASFALTO
A Obra de Duplicação da BR-135/MA do trecho que vai do Município de Bacabeira até o Município de Santa Rita, atende um rigoroso padrão de qualidade asfáltica.
A técnica empregada na execução da camada de pavimento flexível da estrada de rodagem se dá pela utilização de mistura asfáltica a quente em usina apropriada, empregando além do ligante asfáltico, agregados e material de enchimento. Os materiais constituintes do concreto asfáltico devem atender às normas especificações estabelecidas pelo DNIT.
Execução da camada de pavimento asfáltico – Obra da BR135-MA – Lote 2
Todos os componentes necessários à execução dos serviços são adequados aos locais de instalação das obras, atendendo ao que dispõem as especificações para os serviços do DNIT, sendo eles:
- Depósito para ligante asfáltico;
- Silos para agregados;
- Usina para misturas asfálticas;
- Caminhões basculantes para transporte da mistura;
- Equipamento para espalhamento e acabamento;
- Equipamento para compactação;
- Equipe especializada;
- Laboratório de análise.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A COLETA SELETIVA
A coleta seletiva de resíduos é a forma inteligente adotada no mundo inteiro para separar o lixo e assim promover a reciclagem.
Através das cores dos coletores, ocorre a separação dos resíduos e a diminuição de materiais recicláveis que acabam sendo enviados aos aterros sanitários.
A coleta seletiva além de evitar a proliferação de vetores e a disseminação de doenças, também representa a renda de muitas famílias que obtém seu sustento através da venda de materiais recicláveis. Durante a exeução do programa de educação ambiental são realizadas orientações para os trabalhadores e comunidades da área do entorno da rodovia, quando a correta separação dos resíduos e sua destinação final.
A Resolução CONAMA nº 275/2001 estabelece o código de cores para a coleta seletiva e a separação de diferentes tipos de resíduos.
- Verde – vidro;
- Vermelho – plástico;
- Azul – papel, papelão;
- Amarelo – metal;
- Preto – madeira;
- Laranja – resíduos perigosos;
- Branco – resíduo hospitalar;
- Roxo – resíduos radiativos;
- Marrom – resíduos orgânicos;
- Cinza – não recicláveis ou misturados.
VOCÊ SEPARA O SEU LIXO?
Faça parte da Coleta Seletiva e faça a diferença para um mundo melhor.