Notícias
INFRAESTRUTURA
DNIT atua na recuperação ambiental de locais utilizados nas suas obras
A recuperação de áreas degradadas é um assunto que recebe atenção especial do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), tanto que suas obras são projetadas para que locais utilizados como apoio às obras de implantação, melhoramentos e manutenção dos seus empreendimentos de infraestrutura de transportes, evitem interferências com áreas de preservação permanente e outras áreas com relevante interesse socioambiental.
Os serviços de recuperação ambiental normalmente são executados em locais que, durante as obras, foram ocupados por canteiros, alojamentos, oficinas, usinas de massa asfáltica, centrais de concreto, fábricas de pré-moldados e pátios de estocagem de materiais de construção.
A recuperação ambiental também é executada em pedreiras, areais, escavações laterais às vias (caixas de empréstimo), depósitos de materiais inservíveis para aterros (bota-foras), desvios de cursos d’água para a construção de bueiros, caminhos de serviço (desnecessários após as obras) e em locais utilizados para manobra de veículos e equipamentos no entorno de pontes e viadutos.
A recuperação de uma área tem o objetivo de reaver a qualidade produtiva dos recursos naturais, levando em consideração os aspectos ambientais, estéticos e sociais. As técnicas empregadas podem variar de local para local, mas geralmente resulta no controle de processos erosivos, melhor direcionamento da água das chuvas e cobertura vegetal do solo exposto.
Todos os procedimentos para a recuperação ambiental nos locais utilizados como apoio às obras do DNIT são especificados em documentos técnicos exigidos nos processos de licenciamento ambiental e, conforme o caso, abordam desde a remoção e armazenamento da camada superficial do solo, ajuste topográfico, instalação de sistema de drenagem, recomposição vegetal com espécies diversificadas, vedação do local em recuperação, monitoramento dos resultados e comprovação da recuperação junto ao órgão licenciador.
Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT