Notícias
Retrospectiva 2021
Santa Catarina tem 2021 marcado por entregas de viadutos e terceiras faixas
BR-153/SC
Em 2021, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avançou com as obras em todas as regiões do estado de Santa Catarina. No Oeste, duas rodovias ganharam novos contornos ao longo do ano: a BR-163/SC teve o início das obras de adequação de capacidade, com projeto que prevê pavimento rígido e eliminação de pontos críticos. Já a BR-282/SC, no trecho entre São Miguel do Oeste e Chapecó, conta com obras de adequação de capacidade em andamento: dos mais de 32 quilômetros de terceiras faixas previstas, cerca de 25 quilômetros já foram liberados ao tráfego.
A BR-163/SC também ganhou um novo viaduto, inaugurado em outubro, na passagem urbana de São José do Cedro e a restauração do trecho entre Guaraciaba e São Miguel do Oeste. Na BR-282/SC, a Autarquia avança na recuperação completa do pavimento. Juntas, as rodovias formam um importante corredor logístico para o setor do agronegócio catarinense.
Ainda no Oeste, o DNIT entregou 23 quilômetros totalmente restaurados na BR-153/SC e prepara a restauração de um segmento de mais cinco (5) quilômetros, no município de Concórdia.
No Vale do Itajaí, o cenário não é diferente. O DNIT avança com as obras de duplicação da BR-470/SC, com a entrega de um viaduto em Indaial e com a construção de mais dois viadutos, em Ilhota. Nos trechos do Médio e Alto Vale, o DNIT executa obras de recuperação do pavimento em 16 quilômetros descontínuos, de um segmento de 25 quilômetros entre Rodeio e Ibirama. As equipes também deram início à construção de um viaduto no município de Pouso Redondo.
No Sul do estado, o DNIT retomou as obras na BR-285/SC, em Timbé do Sul, com construção de encostas e terraplenagem. Falta apenas um (1) quilômetro de pavimentação para a conclusão dos trabalhos.
Já na Serra, o DNIT entregou, em 2021, 2,3 quilômetros de terceira faixa na BR-282/SC, no trecho da localidade de Índios, em Lages. Ali, a Autarquia iniciou a implantação de mais um trecho de terceira faixa, desta vez de 1,3 quilômetros de extensão.
No Norte, a BR-280/SC teve recuperação completa do pavimento no segmento próximo a Canoinhas. O DNIT também executa serviços de concretagem nos dois túneis em construção, no lote 2.2 da duplicação da via.
Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT