Notícias
Obras de pavimentação da BR-163 no Pará avançam
As obras de implantação e pavimentação da BR-163 no Pará, entre os km 676 e km 788 já estão com 20 quilômetros de aplicação de sub-base concluídos. A sub-base é a primeira camada da pavimentação, que complementa a base de asfalto da pista. Além disso, 19 quilômetros de terraplenagem e 24% das obras de artes especiais já foram executados. O DNIT investe neste trecho cerca de R$ 141,3 milhões.
O empreendimento integra o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, e é considerado como prioritário pelo Governo Federal. Ao todo, serão asfaltados 1.024 quilômetros da rodovia, desde Guarantã do Norte, em Mato Grosso, até Santarém, no Pará. A estrada atravessa uma das regiões mais ricas do País em recursos naturais e potencial econômico, sendo marcada pela presença de importantes biomas brasileiros, como a Floresta Amazônica e o Cerrado.
O DNIT está trabalhando para a finalização da rodovia que foi aberta nos anos 70 e corta 14,5% do território nacional, onde vivem dois milhões de habitantes. A obra permitirá o escoamento da produção agrícola do Mato Grosso, estimada em 25 mil toneladas, e do Pará em 1200 toneladas. A região é conhecida pela produção de soja. A pavimentação desse corredor de transporte implica uma redução de 35% nos custos do transporte da produção local.
08/01/2010
Assessoria de Imprensa/DNIT