Notícias
NOTA DE ESCLARECIMENTO: Serviços de dragagem no rio Madeira
Em relação à execução dos serviços de dragagem (desassoreamento) da hidrovia do rio Madeira, no ano de 2013, o DNIT esclarece que:
1) Durante o levantamento batimétrico para identificar os locais a serem desassoreados no rio Madeira, foram identificados sete (7) trechos críticos, que poderiam causar problemas aos usuários da hidrovia.
2) O DNIT, por meio da Companhia Docas do Maranhão – CODOMAR e Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental – AHIMOC promoveu a contratação dos serviços a fim de iniciar a execução do desassoreamento até 15 de julho de 2013.
3) No entanto, em função de dificuldades operacionais da contratada, a execução dos serviços somente conseguiu mobilizar os equipamentos de dragagem em 24 de setembro de 2013. Tal fato impactou significativamente o cronograma inicialmente previsto para a execução dos serviços.
4) Como resultado, quando do início do desassoreamento do primeiro trecho, conhecido como Tamanduá, o rio Madeira iniciou o seu ciclo de cheia, inviabilizando a continuidade dos demais trechos.
5) Isto posto, e por questões de economicidade de recursos públicos, os serviços foram interrompidos pela CODOMAR/AHIMOC, que já está trabalhando em nova contratação para a dragagem no ano de 2014.
28/01/2014