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Motociclista, segurança em primeiro lugar. fique atento às regras para levar passageiro na garupa da moto
É simples, mas exige conhecimento e deve entrar na rotina de todo motociclista. Transportar um passageiro em uma motocicleta requer informações sobre postura e equipamentos adequados para reduzir os riscos de acidentes e lesões, tanto do garupa quanto do condutor.
Antes de partir com a moto, cabe ao condutor orientar ao garupa que ele deverá sempre inclinar-se nas curvas e manobras, seguindo o seu movimento. O condutor deve, ainda, pedir ainda que o garupa o abrace.
Motociclista e carona devem usar o capacete de segurança sempre!
Transportar passageiro sem o capacete de segurança é infração gravíssima. O motociclista pode ter o documento de habilitação recolhido, pagar multa e ter o direito de dirigir suspenso.
O mesmo vale para o transporte de crianças e adolescentes, que devem usar capacete de segurança do tamanho adequado, afivelado e com a viseira abaixada. Porém, menores de sete anos, mesmo com a idade permitida, se não tiver tamanho para firmar os pés nos pedais do veículo ou não consiga se manter segura na moto, não deve ser transportada na garupa de motocicletas.
As crianças são extremamente vulneráveis nos acidentes. Em 2019, segundo dados da PRF, 166 acidentes em rodovias federais envolveram crianças de 0 a 7 anos, que não deveriam estar na garupa da moto. Dessas, 32 ficaram em estado grave e 12 foram vítimas fatais.
Independente da distância use SEMPRE o CAPACETE
O uso do capacete pelos motociclistas é regulamentado por lei e deve ser respeitado. Os cuidados com esse item de segurança devem começar na hora da compra. Ele deve ter o selo de certificação do INMETRO e adesivos retrorrefletivos na traseira e nas laterais.
Escolha o tamanho apropriado para sua cabeça, inclusive para o passageiro. O capacete deve estar em bom estado de conservação. Após sofrer um impacto forte, ele deve ser trocado. O prazo médio de validade é de três anos, segundo os fabricantes.
Use o capacete sempre na cabeça, afivelado e com a viseira abaixada. O uso correto reduz em até 40% o risco de morte e em até 70% as chances do motociclista sofrer ferimentos mais graves na cabeça, segundo dados da Organização Mundial da Saúde - OMS.
Coordenação de Comunicação Social - DNIT