Notícias
Educação
Jovem, celular e direção: uma ligação perigosa
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) faz um importante alerta a jovens habilitados quanto ao grande perigo que é usar o celular, seja para enviar mensagem de texto ou de voz, enquanto está ao volante.
Os jovens dessa geração, estão cada vez mais empoderados pela tecnologia do que em gerações anteriores, o que é positivo pelo lado em que se cria cada vez mais soluções para o dia a dia e para a nossa mobilidade. Mas esse empoderamento também nos traz um alerta no que diz respeito ao uso dessas tecnologias, principalmente o celular, que traz riscos aos jovens condutores devido a sua inexperiência como novo habilitado. Vale ressaltar que, segundo o art.252, parágrafo único, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é vedado o uso de celular, passível de multa com 7 pontos na carteira de habilitação.
Segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), digitar uma mensagem de texto enquanto conduz um veículo a 80 km/h equivale a dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100 metros. De acordo com o estudo, digitar uma mensagem de texto enquanto dirige desvia a atenção do motorista por um percurso das dimensões de um campo de futebol oficial.
O estudo indica ainda que medidas simples de segurança como: não gravar vídeos, não fotografar com o carro em movimento e bloquear o celular antes de tomar a direção. O aparelho bloqueado controla a ansiedade de atender ligações, enviar mensagens ou de fazer interações no dispositivo.
Não utilizar o celular ao volante é uma atitude simples, mas decisiva na proteção da vida.
Jovem condutor, abrace a vida com paixão. No trânsito a sua atitude salva vidas!
Juntos salvamos vidas.
Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT