Notícias
Hidrovia do Paraguai é tema de audiência pública no Senado Federal
A Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal escolheu a Hidrovia do Paraguai como tema da primeira rodada do ciclo de discussões dedicado ao Mercosul na noite desta segunda-feira (23). O transporte hidroviário interior foi discutido como alternativa para o desenvolvimento regional impulsionado pela melhoria no escoamento da produção e na geração de empregos.
O diretor de Infraestrutura Aquaviária, Erick Moura, citou as ações que o DNIT tem implementado, ao longo de 1.270 quilômetros brasileiros do rio, e ressaltou que a dragagem do Passo do Jacaré está pronta para ser licitada: “Precisamos dos recursos para garantir a contratação, pois intervenções como essa ajudam o modo de transporte a ganhar confiabilidade que os usuários desejam”, solicitou.
O presidente da Comissão, senador Fernando Collor, comemorou a primeira audiência pública para debater os interesses do Mercosul: “Queremos discutir os entraves que existem hoje a essa união, principalmente entre o Brasil e a Argentina, e a cada 60 dias vamos trazer um aspecto diferente do assunto a essa comissão”.
A parceria entre as nações foi reforçada pelo embaixador da Argentina, Carlos Magariño, que citou os 14 protocolos previstos para utilização da hidrovia: “Para a Argentina isso é estratégico porque temos que trabalhar com inovações aceitáveis para nossos produtores”.
O DNIT tem intervenções constantes no trecho de 1.270 km entre Cáceres/MT e Porto Murtinho/MS. Além disso, acaba de concluir um estudo para potencializar o uso futuro da hidrovia. A Hidrovia do Paraguai tem ao todo 3.442 km e contempla cinco países: Brasil, Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai, sendo um dos mais importantes eixos de integração política econômica, social e econômica da América do Sul.
24.10.2017
ASCOM/DNIT