Notícias
Infraestrutura
Governo federal detalha obras rodoviárias executadas no Espírito Santo
Em visita ao Espírito Santo, nesta sexta-feira (10), o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Santos Filho, apresentou o andamento das principais obras de construção rodoviária executadas pela Autarquia no Estado. A implantação do Contorno do Mestre Álvaro, na BR-101/ES, município de Serra, e as obras do acesso ao porto de Capuaba, na BR-447/ES, foram detalhadas para parlamentares e cidadãos que compareceram ao auditório do Colégio Marista, em Colatina. Também participaram do evento o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e o Superintendente Regional do DNIT no estado, Romeu Scheibe Neto, que fez uma exposição sobre a contratação do projeto da duplicação da BR-259/ES.
Segundo o diretor-geral do DNIT, o Contorno do Mestre Álvaro, que tem início no km 249 da BR-101/ES e termina no km 268,7, conta com 52,02% de execução e tem previsão de término em 2023. Estão em andamento serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação, obras complementares (Hidrossemeadura e Cerca), obras de arte especiais e vias elevadas (Cravação de Estacas, blocos, vigas de travamento e pilares).
Quando concluído, o Contorno do Mestre Álvaro vai retirar o trânsito pesado de dentro do perímetro urbano do município de Serra, reduzindo os acidentes de trânsito da região, melhorando a fluidez do tráfego e a segurança dos usuários, no atual trecho da BR-101/ES que corta a cidade.
Já o acesso ao porto de Capuaba, que vai do km 0 ao km 4,3 da BR-447/ES, está com 48,11% de execução. Neste momento, são executados serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, obras de contenção e paisagismo.
Este corredor logístico vai ligar a BR-262 e BR-101 até a porção central de Vila Velha e Cariacica, interligando ao final com o porto de Capuaba. Quando finalizado, vai melhorar o escoamento de mercadorias que entram e saem do porto, além de retirar das vias urbanas de Cariacica, Vila Velha e Viana o tráfego pesado de caminhões que se destinam à retro área portuária.
Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT