Notícias
Flutuante principal segue rumo à IP4 em Humaitá, no Amazonas
Flutuante principal foi lançado ao rio Negro na última sexta-feira (26)
As obras para a revitalização da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) em Humaitá, Amazonas, estão avançando rapidamente. Na última sexta-feira (26), o flutuante principal foi lançado ao rio Negro e segue em direção ao seu destino final. Sua chegada e instalação representarão um marco importante, permitindo a retomada das operações e destacando a importância estratégica da IP4 para o transporte e escoamento de mercadorias na região. Com a chegada do cais, começa o processo de remonte do porto.
Os flutuantes intermediários, que também passaram por completa restauração, já estão sendo reinstalados. Novas poitas foram fabricadas para garantir a estabilidade das estruturas e assegurar o progresso contínuo do empreendimento. A revitalização da IP4 é uma obra do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e está adiantada em relação ao cronograma estabelecido, com significativos avanços. Além da reinstalação dos flutuantes, reformas estão em andamento no retroporto para melhorar sua capacidade operacional.
A instalação é crucial para Humaitá, conecta a região a mercados importantes e fortalece a conectividade regional. Além disso, o porto promove um desenvolvimento sustentável e seguro, consolidando sua importância estratégica para o município e a região.