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Em 2022, Tocantins se destaca pelo avanço das obras na ponte de Xambioá
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) começou suas atividades no estado de Tocantins com a conclusão da obra de recuperação e manutenção de um segmento de 71,3 quilômetros da BR-226, entre os municípios de Aguiarnópolis e Wanderlândia. O segmento contemplado pelas obras garante qualidade e prolonga a vida útil do pavimento, além de condições de segurança e conforto para os usuários que utilizam a rodovia federal.
Ainda na BR-226, a Autarquia operou um desvio provisório e a liberação de tráfego nos dois sentidos no km 26 da rodovia que estava interditada devido ao rompimento da pista, causado pelas fortes chuvas no município de Palmeiras.
Um dos grandes destaques foi o avanço nas obras de implantação da ponte sobre o rio Araguaia, que interliga as cidades de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA), na BR-153/PA/TO. A ponte é um importante eixo de ligação entre as regiões Norte e Sul do país. A entrega, além de impulsionar o desenvolvimento econômico local, deve melhorar o escoamento da produção de bens e diminuir os custos no transporte de cargas.
Ainda na BR-153, entre os municípios Tupiratins e Porto Nacional, a Autarquia concluiu a correção do processo erosivo em pontos distintos. Entre Porto Nacional e Aliança do Tocantins, foi finalizada a restauração do segmento do km 558,9 ao km 623.
RESTAURAÇÃO - Na BR-010/TO, o DNIT entregou a restauração de 137,4 quilômetros, no segmento que liga o povoado de Príncipe ao município de Silvanópolis. As equipes da Autarquia realizaram, também, no perímetro de Palmas, serviços de microrrevestimento na pista de rolamento. E em Santa Marta do Tocantins, foi realizada a aplicação de revestimento primário na pista de rolamento.
No município de Santa Maria do Tocantins, na divisa com o estado do Maranhão, foi concluída a aplicação do revestimento primário na pista de rolamento, no segmento do km 735,1 ao km790,5.
Já na BR-230, foi concluída a revitalização de pista com aplicação de microrrevestimento em 33,3 quilômetros, onde também foram realizados serviços de sinalização.