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Em 2022, obras de construção e dragagem foram destaque em Rondônia
As obras de dragagem, executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na hidrovia do Rio Madeira e as obras de alteamento da BR-364/RO foram destaques durante o ano de 2022. Os serviços realizados promovem melhores condições de navegabilidade e trafegabilidade para os usuários.
As equipes atuaram em seis segmentos, entre o km 875,987 e o km 890,807, com as obras de alteamento da BR-364/RO. O serviço foi realizado durante o período de estiagem na região e teve como objetivo evitar alagamentos do Rio Madeira, como o ocorrido em 2014 na cheia histórica, que interditou totalmente trechos da estrada e isolou o Estado do Acre. Os trabalhos foram realizados por meio de uma parceria do DNIT e da Usina Hidrelétrica (UHE) de Jirau.
No modal aquaviário, o DNIT concluiu mais um ciclo de dragagem em um dos principais eixos logísticos do norte do Brasil, o Rio Madeira. Os trabalhos foram executados nos segmentos de Cujubim, Curicacas, Papagaios, Miriti, Santa Cruz e Manicoré - pontos de dragagem definidos em planejamento executivo antes do início dos serviços, com base nas batimetrias mais recentes e diálogo com usuários da hidrovia.
Por meio do trabalho, o Departamento busca evitar a interrupção do transporte de cargas pelo rio durante o período de seca e garantir a utilização do transporte hidroviário, modo de transporte que além de mais econômico, é menos poluente.
IP4 - No Estado de Rondônia, a Autarquia também avançou com as obras de construção da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) do município de Guajará-Mirim. Iniciados em junho deste ano, as equipes concluíram os serviços de construção e trabalham na licença de operação do empreendimento. A estrutura proporciona condições adequadas para a realização de atividades de embarque e desembarque de passageiros, com critérios ideais de segurança e navegabilidade.
A IP4 de Guajará-Mirim faz parte do corpo hídrico do Rio Mamoré e está situada na margem direita. Com acessibilidade tanto pela BR-425/RO quanto por ruas e avenidas que ligam ao centro do município, a região foi escolhida para receber a IP4 por ter grande potencial portuário e uma população – de cerca de 46 mil habitantes – com necessidade deste tipo de transporte, principalmente no que diz respeito à lanchas, voadeiras e balsas de travessia.
No total, foram investimentos R$ 6,8 milhões no empreendimento da IP4 de Guajará-Mirim, incluindo a elaboração de projeto básico e executivo e a execução das obras de construção da instalação.