Notícias
Eclusas de Tucuruí em fase de conclusão
Testes já estão sendo realizados na Eclusa 1 e no Canal Intermediário
As obras realizadas no Sistema de Transposição de Desnível de Tucuruí, em Tocantins, estão em fase final. Formado por duas eclusas e um canal intermediário alinhados em um eixo de navegação, o sistema permitirá cruzamentos e manobras de embarcações, tornando possível a operação totalmente independente das eclusas.
Após a montagem dos equipamentos da Eclusa 1, começaram as atividades de testes, que têm previsão de conclusão para o final de outubro. Na Eclusa 2, ainda em fase de montagem dos equipamentos, a instalação da porta de mitra deve ocorrer também até o final do mês.
A ligação entre as duas eclusas, que é feita por meio do Canal Intermediário, é o que viabilizará a navegação. O enchimento do lago artificial está concluído e no início do mês de novembro serão iniciados os testes de eclusagens, que consistem em encher, esvaziar e fazer a passagem de embarcações pelo canal. Após o término dos testes no canal e nos equipamentos da Eclusa 2, o sistema estará pronto para operar.
Esse Sistema de Transposição de Desnível está situado na margem esquerda do rio Tocantins, próximo da cidade paraense de Tucuruí. As duas Eclusas têm, cada uma, 210 metros de comprimento e 33 metros de largura.
A construção das duas eclusas vai vencer um desnível de 72 metros de altura provocado pela construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí e permitirá o tráfego de comboios transportando até 20 mil toneladas de carga. A obra fica localizada em região de grande potencial econômico em função do desenvolvimento agropecuário e agro-industrial e pela existência de jazidas minerais e recursos naturais que podem ser transportados por via fluvial.
19/10/2010
Assessoria de Imprensa/DNIT