Notícias
DNIT debate programas e tecnologias utilizadas em Semana do Planejamento
O auditório principal do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT foi palco de palestras e debates sobre planejamento durante a 1°Semana do Planejamento, de 19 e 23 de junho. Cerca de 600 inscritos participaram dos painéis. “Para fazer com que as engrenagens girem em harmonia, as diretrizes são organizadas e pensadas com antecedência. É por meio de um bom planejamento que o DNIT se aperfeiçoa e compreende melhor as estratégias que podem funcionar ou não, evitando erros”, destacou o diretor de Planejamento e Pesquisa, André Martins de Araújo, na solenidade de abertura.
Na primeira edição do evento, servidores e colaboradores do DNIT apresentaram o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Planejamento e Pesquisa - DPP, bem como as ferramentas utilizadas na definição das obras de infraestrutura do país. Entre palestras e workshops, profissionais das mais diversas áreas e de empresas discorreram sobre os resultados do Plano Nacional de Controle de Tráfego - PNCT, as projeções para os anos de 2018 e 2019 do Plano Nacional de Manutenção Rodoviária – PNMR e as principais ferramentas empregadas na formulação do planejamento: Highway Development and Management Model, HDM, Geotecnologias e metodologia BIM.
Em paralelo às palestras realizadas no auditório principal, um workshop sobre a metodologia BIM foi ministrado no auditório do terceiro andar, restrito aos servidores do DNIT. Representando a Secretaria de Infraestrutura e logística do Paraná, a arquiteta Melissa Yamada, trouxe sua experiência com a plataforma, assim como a implementação do BIM em sua instituição. Durante os dois dias de seminário, a exposição sobre o tema continuou com os coronéis Luke, Francis e Dutra do Exército Brasileiro e por fim, com o chefe de Departamento de Estudos e Planejamento Econômico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM, Maicon Satiro.
Para os servidores das Superintendências Regionais do DNIT, foi oferecido um curso de HDM: prática e operação do software, instrumento primordial na elaboração e desenvolvimento dos estudos de viabilidade, que precedem a formulação dos projetos.
No decorrer do evento, stands de empresas parceiras do DNIT, ligadas ao planejamento de infraestrutura de transportes, apresentaram equipamentos, produtos e serviços utilizados pela Autarquia e inovações que, futuramente, serão apresentadas pelo mercado do ramo da engenharia consultiva.
A 1° Semana do Planejamento contou ainda com a participação de universidades conceituadas de Brasília, que expuseram trabalhos acadêmicos em torno do tema planejamento.
Ao final do evento, o coordenador-geral de Planejamento e Programação de Investimentos, André Nunes, premiou com uma placa de reconhecimento os destaques da semana. A servidora Carmen Resende levou o prêmio de melhor palestrante, o Centro Universitário do Distrito Federal - UDF, por meio do aluno Cláudio Henrique, foi reconhecido pelo excelente trabalho acadêmico exposto e a empresa VETEC/Systra ganhou o prêmio de melhor stand. Responsável pela organização do evento, André Nunes afirmou que os objetivos previstos foram alcançados e que novas edições da Semana do Planejamento serão realizadas.
30.06.2017
COORDENAÇÃO DE COMUNIICAÇÃO SOCIAL/DNIT