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DNIT vai executar as obras remanescentes do Anel Viário de Brasileia, no Acre
Aguardada pela comunidade acreana há mais de um ano, a conclusão das obras do Contorno Rodoviário da BR-317/AC (Anel Viário de Brasileia) será realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A informação foi confirmada na quarta-feira (13) pela diretoria da autarquia junto com o governador do Acre, Gladson Cameli, para a bancada federal do Estado, durante reunião realizada na sede do DNIT, em Brasília/DF. No encontro, foi anunciado também o avanço nos projetos para que se possa licitar a reconstrução de 400 quilômetros da BR-364/AC, entre Sena Madureira e Rio Liberdade.
Até então as obras de construção do futuro Contorno Rodoviário da BR-317/AC, incluindo a ponte sobre o Rio Acre, com 251,5 metros, estava sendo executada por meio de convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre).
O diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, destacou aos representantes do Acre, que a reunião foi decisiva para acertar de que maneira seria conduzida a execução dos serviços remanescentes. “Acertamos com o governador que o DNIT vai assumir o convênio, licitar o remanescente dessa obra para entregar ao estado do Acre esse empreendimento”, pontuou Galvão.
O DNIT aguarda do Deracre o encerramento do convênio com as medições e serviços já executado para poder dar continuidade aos trâmites licitatórios dos remanescentes. “O Deracre precisa prestar conta dos recursos que foram transferidos, dos serviços que foram executados, fechar essa prestação de contas, temos os serviços que serão remanescentes levantados pelo DNIT e então a autarquia licita essa obra”, destacou o diretor-geral do DNIT. A execução das obras deve acontecer tão logo seja possível finalizar a prestação de contas e ter o projeto em mãos para que ele seja licitado.
Reconstrução - Outra importante obra para o Acre foi tratada na reunião: a reconstrução da BR-364/AC. São aproximadamente 400 quilômetros que precisam de intervenções significativas. Técnicos da autarquia estão trabalhando nos projetos. Os primeiros 200 quilômetros, entre Sena Madureira e Feijó, estão com os projetos mais adiantados e devem ter a licitação lançada tão logo os mesmos sejam finalizados. Já a licitação para os outros 200 quilômetros, entre Feijó e o Rio Liberdade, deve acontecer na sequência. Em ambos os trechos, a expectativa do DNIT é de que as obras tenham duração de dois anos a partir da assinatura da Ordem de Início dos Serviços.