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DNIT retoma obras da BR-222 no Ceará
Com o fim do período de chuvas, toda a extensão da rodovia no estado contará com serviços de conservação, recuperação e restauração
O DNIT vai executar serviços em 348 quilômetros da BR-222 no Ceará. Com o término do período chuvoso na região, as obras de restauração começaram efetivamente, e as equipes de conservação e manutenção da via foram reforçadas. É o caso do trecho na saída de Fortaleza, que começou receber serviços de conservação. Essa ação visa restabelecer a trafegabilidade na rodovia, enquanto o projeto para restauração está em fase final de elaboração. O objetivo é restaurar o trecho entre o km 0 e o km 6 a partir do segundo semestre. A conservação da rodovia também abrange os 48 quilômetros seguintes da rodovia.
A partir do município de Croatá, no km 64 da rodovia, até o acesso à cidade de Sobral, no km 228, a rodovia será reconstruída. São três lotes de obras, que representam um investimento de R$ 250 milhões que será feito pelo DNIT continuamente até meados de 2012. Neste trecho, pontes também serão reparadas e reconstruídas.
As obras de recuperação da rodovia entre Sobral e a divisa com o Piauí, onde são investidos mais R$ 15,2 milhões por meio da primeira etapa do CREMA – Contratos de Recuperação e Manutenção – também terão continuidade a partir de agora. Neste tipo de contratação, a empresa fica responsável por efetuar a recuperação da rodovia e manter a via em boas condições durante dois anos. Além de recuperar a BR-222, o DNIT vai construir a travessia urbana no município de Tianguá. Neste trecho, com sete quilômetros de extensão, haverá melhorias para separar o tráfego local do tráfego de longa distância da rodovia, trazendo mais segurança para a população da cidade e para os usuários que se deslocam pela BR-222.
Outras medidas de segurança a serem tomadas na rodovia incluem a instalação de uma série de dispositivos. Além da sinalização, que será recuperada por meio do ProSinal – programa nacional de sinalização de rodovias do DNIT, serão instaladas e recuperadas as defensas metálicas em diversos pontos críticos da BR-222. Outra medida é a instalação de 23 equipamentos para controlar a velocidade ao longo de toda a rodovia. Por meio do Plano Nacional de Controle de Velocidade, haverá máquinas de controle de avanço de sinal, radares fixos do tipo discreto e lombadas eletrônicas.
30/05/2011
Bruna Barros – ASSESSORIA DE IMPRENSA/DNIT