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DNIT recupera rodovias federais afetadas por chuvas
Serão investidos cerca de R$ 100 milhões na recuperação e restauração das estradas danificadas
O DNIT concentra esforços nas rodovias federais atingidas pelo excesso de chuvas desde o início do ano. Por meio de contratos emergenciais, que têm duração máxima de 180 dias, a Autarquia tem realizado obras nas rodovias do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Maranhão, Goiás, Rondônia e Amazonas. Ao todo são investidos cerca de R$ 100 milhões na recuperação dos danos e restauração das estradas danificadas.
No Rio de Janeiro, foi decretada situação emergencial na BR-495, entre Itaipava e Teresópolis, onde aconteceram deslizamentos em sete pontos (do km 2 ao km 27). Desde janeiro, o DNIT executa obras de contenção de encostas e recomposição do corpo estradal. Neste momento, o projeto que dará uma solução definitiva ao problema, garantindo atuação nas intervenções necessárias, está em fase de elaboração. Em seguida, o DNIT executará os serviços, que devem estar totalmente concluídos no início do segundo semestre. Técnicos monitoram a região para garantir a fluidez do tráfego, que no km 24 está liberado apenas para veículos leves. No caso de ônibus e caminhões, o tráfego é controlado, ou seja, o trânsito flui no sistema PARE-SIGA. Os veículos passam um de cada vez.
No Maranhão, as obras são realizadas na ponte sobre o rio Itapecuru, na BR-222. Neste momento, são executados serviços de concretagem da laje e a expectativa é de que em até 60 dias os serviços estejam concluídos. Já na BR-010, o desvio está pronto e o tráfego flui normalmente nos dois sentidos. Nesta rodovia, o DNIT executa a recuperação do corpo estradal e a recomposição dos bueiros. A obra deve estar concluída em 90 dias.
Nas rodovias do Rio Grande do Norte foram registradas duas ocorrências. A primeira na BR-101, na altura do km 100, onde houve o desmoronamento de parte da pista esquerda da rodovia . O tráfego já foi normalizado e o projeto de drenagem superficial concluído. Neste momento, o DNIT executa obras de recuperação do pavimento. Na BR-110, as cabeceiras de um bueiro desmoronaram no km 127. Um desvio foi construído, viabilizando o tráfego no local. As obras de recomposição do aterro já foram iniciadas e nos próximos dias o DNIT inicia a implantação de uma ponte. Os serviços devem ser concluídos no início do próximo semestre.
Na região Norte do país, a chuva também castigou a população causando transtornos para os estados de Rondônia e Amazonas. Em Rondônia, a BR-429 teve a parte da pista de rolamento danificada na altura do km 75, próximo ao entroncamento da RO-135. Os trabalhos já foram concluídos. No Amazonas, o DNIT executa serviços de recomposição de bueiro e recuperação do corpo estradal nos km 83 e km 123. O tráfego flui normalmente nos dois sentidos da pista. A expectativa é de que a obra seja entregue em 60 dias.
Na BR-060, em Goiás, o DNIT executa obras de recomposição do aterro no km 24. A limpeza da pista já terminou e agora serão concluídos os serviços de dreno profundo entre a pista e o pé do morro. O empreendimento deverá ser concluído em maio. A sinalização no local foi reforçada e o trecho está totalmente iluminado. Além disso, foram instalados mais dois quebra-molas na pista e Agentes de Trânsito monitoram o local 24h/dia.
Em Santa Catarina, as rodovias BR-101 e BR-280 também tiveram decretadas situações de emergência. Na BR-101, no km 232, na região do Morro dos Cavalos , em Palhoça, houve deslizamento de uma encosta. O DNIT executa serviços que envolvem a construção de um muro para contenção da encosta, com a reserva de espaço para abrigar solo e/ou pedra após chuvas fortes. Além disso, será implantada uma tela anti-erosiva e realizada uma revisão da drenagem acima da crista do talude com o objetivo de evitar que a água de chuva escorra.
Já na BR-280, o DNIT executa obras emergenciais em quatro pontos da rodovia. Na altura do km 80, próximo a Corupá, são executados serviços de limpeza do terreno; remoção da camada de solo desestabilizado e execução de dois muros de contenção. Também será feito sistema de drenagem composto por sarjetas triangulares de concreto. Ao final dos trabalhos, o pavimento danificado será reconstruído, juntamente com sua sinalização horizontal. No km 92 houve escorregamento do aterro ao lado esquerdo da rodovia, que ocasionou trincas no restante da pista. Entre os km 93 e km 94 ocorreram diversas quedas de barreiras em função da saturação do solo de cobertura das encostas da Serra de Corupá. O outro ponto no qual são realizados serviços está localizado na altura do km 117, em São Bento do Sul, onde a rodovia trincou devido às chuvas. Em todos esses pontos o DNIT executa obras de recuperação do pavimento e eliminação de erosão. A expectativa é de que a obra esteja concluída no início do próximo semestre.
24/03/2011
Assessoria de Imprensa / DNIT