Notícias
Audiência pública detalha programa de recuperação de pontes - PROARTE
Serão reabilitados 2.500 pontes e viadutos rodoviários em todo o país
O DNIT reallizou nesta terça-feira (25), no auditório térreo do Edifício Sede, em Brasília, audiência pública para apresentar o Programa de Reabilitação de Obras de Arte Especiais - PROARTE. A audiência tem a finalidade de tornar pública a licitação para obras avaliadas em mais de R$ 150 milhões, em atendimento ao art. 39 da Lei 8.666. O objetivo é esclarecer dúvidas e obter sugestões da sociedade, além de mostrar a importância do empreendimento e evitar qualquer tipo de desinformação sobre o projeto.
Na abertura da audiência, o Coordenador Geral da Unidade de Programas Especiais - UPEsp, Francisco Thormann, detalhou o programa, os tipos de intervenções e suas características geométricas. Ele ressaltou a importância do PROARTE “O objetivo é atender de imediato as obras de restauração da malha rodoviária federal. Nossa expectativa é que os serviços sejam iniciados até o final de maio deste ano.”
O próximo passo é a publicação do edital de licitação que deverá ocorrer no prazo de um mês. A meta é restaurar 2.500 pontes em todo o país. Para tanto, o DNIT vai investir R$ 5,8 bilhões, do Orçamento Geral da União. O Programa conta, ainda com o aval do Banco Mundial, e por isso, no futuro, poderá haver ressarcimento de recursos aplicados pelo Governo Federal. Esse valor que poderá ser investido pelo Banco ainda será definido.
Na primeira fase serão recuperadas 500 pontes. Até 2014, todas as unidades da federação serão beneficiadas pelas intervenções. Hoje, o DNIT tem sob sua responsabilidade mais de 4.300 pontes, viadutos e pontilhões que, colocadas lado a lado, somariam uma extensão total de 264 quilômetros.
Clique aqui para conferir a apresentação da Audiência Pública.
25/01/2011
Assessoria de Imprensa/DNIT