Notícias
DNIT realiza mutirão para desapropriação no Paraná
A Superintendência Regional do DNIT no estado do Paraná realizou entre os dias 26 e 30 de setembro, em Umuarama/PR, seu terceiro mutirão de desapropriação, desta vez relacionado às obras de pavimentação do Lote 2 da rodovia BR-487, a Estrada Boiadeira. A proposta do mutirão é realizar em um único evento o fechamento de acordo com os expropriados e possibilitar a continuidade das obras. Dos 72 processos de desapropriação, ocorreu a conciliação imediata em 71, restando apenas um, cujo expropriado solicitou mais prazo para avaliar a proposta. A maioria que fechou acordo já está recebendo os valores indenizatórios, que somam cerca de R$ 18 milhões.
“A vantagem do mutirão de conciliação é para todos: para o expropriado, que tem sua indenização agilizada; para a Justiça, que tem os processos resolvidos sem sobrecarregá-la e para o DNIT, que pode realizar suas obras de infraestrutura”, explica José da Silva Tiago, Superintendente Regional do DNIT no Paraná.
Além da equipe do DNIT e da sua Procuradoria Federal Especializada, o mutirão mobilizou servidores da Justiça Federal e da Defensoria Pública, sendo que anteriormente uma audiência na cidade forneceu as orientações aos expropriados sobre documentos e procedimentos necessários. Na semana do mutirão o atendimento foi realizado de forma organizada, com todos sendo atendidos com dia e hora marcados.
O Lote 2 da BR-487 tem 20 KM de extensão e liga Tuneiras do Oeste a Nova Brasília, faltando concluir apenas 1,5KM na passagem urbana de Tuneiras, o que será possível após o mutirão. A programação do DNIT é retomar as obras que faltam no início do próximo ano, com as famílias realocadas, mas o tráfego já foi liberado no restante da rodovia.
11/10/2016
ASCOM/DNIT