Notícias
DNIT realiza ações educativas de trânsito durante o Maio Amarelo
No mês de maio o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou 32 ações do Galera do DNIT. O projeto esteve em dez municípios brasileiros: em Cabedelo (PB), Navegantes (SC), Jardins (MS), São Domingos do Araguaia (PA), Paraíso de Tocantins (TO), Igarassu (PE), Laranjeiras (SE), Maruim (SE), Rorainópolis (RR) e Gama (DF).
Além das ações realizadas nas escolas, a autarquia também promoveu a palestra “Controle das emoções e seu impacto na promoção de um trânsito mais seguro e harmonioso” sobre a importância dos sentimentos para a segurança no trânsito com a psicóloga Laila Andrade do SEST/SENAT. O evento aconteceu no auditório da sede do DNIT, em Brasília.
Segundo a especialista, as pessoas se comportam no trânsito conforme vivem. “Deste modo, as pessoas que são cautelosas levam este comportamento para o trânsito e as que têm o perfil de correr riscos dirigem também de maneira perigosa”, explicou Laila.
Ainda por ocasião do Maio Amarelo, o DNIT participou de duas ações educativas em conjunto com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), uma no Parque da Cidade para condutores e outra no Centro Olímpico de Sobradinho para crianças.
Nas redes sociais da autarquia foram divulgadas campanhas educativas visando conscientizar, mudar comportamentos, promover atitudes e práticas positivas ligadas à prevenção de sinistros e também publicações de conteúdos informativos voltados a professores no portal Conexão DNIT.
Ademais, o DNIT está oferecendo desde o dia 20 de maio, a educadores e gestores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas, o curso gratuito: Caminhos para a construção da Cidadania: Práticas Transversais de Educação para o Trânsito no Ensino Fundamental por meio do Programa Conexão DNIT disponibilizado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (AVAMEC).
A conclusão dos três módulos da formação dá direito à certificação de 40 horas. As inscrições acabam no próximo dia 16 de junho.
Galera do DNIT
Mais de 4 mil estudantes participaram das atividades que buscam promover a conscientização dos riscos inerentes ao trânsito especialmente quando eles estão no trânsito na condição de pedestres, ciclistas e passageiros.
Os monitores que realizaram as 32 ações junto aos alunos abordaram em conversas o uso correto dos equipamentos de segurança (como capacete); a importância de obedecer à sinalização; a travessia correta na faixa de pedestres, sobre como pedalar nas vias e o respeito às leis de trânsito, além de conduzirem o jogo de tabuleiro e exibirem um curta educativo em formato animado.
Para o vice-diretor do Centro Educacional Gesner Teixeira, Cleison Leite Ferreira, iniciativas de educação para o trânsito deveriam ser incluídas nas propostas pedagógicas das escolas.
“Nossos alunos adoram ações lúdicas como as do Galera, ficam empolgados, abertos ao conhecimento novo e super participativos. Mas para o trânsito ser inserido de forma transversalizada seria interessante que as escolas incluíssem a temática nas propostas pedagógicas, dessa forma conseguiríamos trabalhar o assunto ao longo do ano para além de datas pontuais como Maio Amarelo ou Semana Nacional de Trânsito, em setembro. E o Conexão DNIT permite isso, ensinar sobre o trânsito ao longo do ano. O DNIT oferece a teoria e a prática gratuitamente. Nos sentimos muito agradecidos pela oportunidade.”
Educar para o trânsito é compromisso de todo órgão do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e é um dos 15 Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) previstos para o trabalho integrado e contextualizado com os objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os TCTs são assuntos de interesse dos estudantes e de relevância para o desenvolvimento da sociedade e dos próprios alunos enquanto cidadãos e estão, ainda, relacionados com a mobilidade urbana.
Conexão DNIT
Programa Nacional, virtual e gratuito, que contempla os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) por meio da transversalização da temática trânsito aos componentes comuns curriculares. O programa integra material pedagógico nas versões estudante e professor.
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um projeto para promover campanhas de conscientização sobre comportamentos seguros no trânsito e pautar o tema nas discussões e no inconsciente coletivo com o intuito de reduzir os altos índices de sinistros e mortes decorrentes do trânsito.
Une instituições governamentais e instituições privadas para engajar condutores, orientando-os a seguir as leis de trânsito e incentivando a direção defensiva.
Paz no trânsito começa por você!