Notícias
Institucional
DNIT promove 5º edição do evento Café com PLS
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) promoveu, na última semana, a 5º edição do evento Café com PLS (Plano Diretor de Logística Sustentável), evento virtual de compartilhamento de práticas sustentáveis. A transmissão, pelo canal do Youtube da autarquia, apresentou instrumentos de governança e gestão da sustentabilidade, resultados já alcançados pelo PLS e pelas ações implantadas, assim como perspectivas futuras.
A abertura do evento foi realizada pelo Diretor Executivo Substituto, Fábio Pessoa da Silva Nunes, que afirmou o comprometimento do DNIT com a pauta de sustentabilidade, primando pela maximização de valores intergeracionais entregues à sociedade por meio da atuação institucional da autarquia.
Entre os painelistas que integraram o evento está a Diretora de Administração e Finanças, Fernanda Gimenez Machado Faé, que abordou a sustentabilidade como instrumento estratégico de governança, estruturação e gestão. Na sua participação, a diretora citou o PLS e os instrumentos normativos que orientam as ações de sustentabilidade no Departamento, e o modo como a sustentabilidade instrumentaliza a tomada de decisão através de estudos, mapeamentos e evidências em prol da melhoria da qualidade gasto. “São exemplos dessa contribuição os estudos realizados para o Fórum Anual de Planejamento, a elaboração do Boletim de Desempenho DAF e o mapeamento de custeio integrado das SREs”, exemplifica Fernanda.
O evento contou com a presença da chefe da Seção de Sustentabilidade da autarquia, Gisele Duarte Doetzer, no painel de fatores críticos estratégicos para emplacar o Plano Diretor de Logística Sustentável. Gisele apresentou o desempenho de indicadores do PLS relativos à 2021, destacando a redução do consumo de recursos e contratos, bem como a economia de R$ 4,6 milhões gerada. Além disso, expôs os trabalhos de Análise Prévia da Sustentabilidade das licitações administrativas que vêm sendo realizados pela seção nos últimos 6 meses, tendo promovido uniformização às contratações, aprimoramentos às aquisições, adoção de soluções criativas além de reduções na ordem de R$ 10 milhões.
O Coordenador-Geral de Recursos Logísticos, Edme Tavares de Albuquerque Filho, apresentou o painel sobre benefícios e desafios do PLS na logística. Em sua explanação citou indicadores de ações que tiveram expressivo desempenho, como consumo e gasto com impressões, frota e consumo de combustíveis, contrato de limpeza e de manutenção predial. Foram apresentados ainda os painéis informativos implementados com avanços na transparência e em aprimoramento de gestão. O coordenador-geral ainda mencionou ainda diversas ações futuras no campo da sustentabilidade a serem implementadas com a atuação da logística na sede da autarquia alinhadas ao PLS.
O evento foi mediado pela subsecretária de sustentabilidade, Larissa Carolina Amorim dos Santos, do Ministério da Infraestrutura, que contou sobre a agenda de sustentabilidade do MINFRA que inclui a execução do PLS. A subsecretária afirmou que, enquanto aplicador de políticas públicas, o Ministério apoia e fortalece ações de sustentabilidade, especialmente a do PLS, no qual o DNIT é protagonista.
Café com PLS – Essa é uma iniciativa conjunta entre vários órgãos e instituições que apresenta trocas de experiências e de boas práticas para o fortalecimento da sustentabilidade na administração pública. Essa rede é composta pelo Banco Central do Brasil, Advocacia-Geral da União, Universidade de Brasília, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Rede Legislativo Sustentável, integrada pelo Tribunal de Contas da União, Senado Federal e Câmara dos Deputados, e pelo DNIT desde o final de 2021.
Clique aqui e confira o evento: https://www.youtube.com/watch?v=ySOJMAQlYx4
Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT