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DPP e parceiros atualizam situação nacional da Contagem de Tráfego
DNIT promove 2º Seminário do PNCT
Dois anos após a reestruturação do Plano Nacional de Contagem de Tráfego (PNCT), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) reúne gestores e parceiros para atualizar a situação da contagem de tráfego em todo o país. O novo panorama vai ser divulgado durante o 2º Seminário do PNCT, dias 14 e 15 de junho, no Auditório térreo do edifício sede, em Brasília.
O diretor-geral do DNIT, Valter Casimiro, vai abrir o evento no dia 14, às 9h. Participam da cerimônia, o secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Herbert Drummond; o coordenador-Geral de Planejamento e Programação de Investimentos (CGPLAN), André Nunes, e docentes das universidades federais de Santa Catarina (UFSC) e do Rio de Janeiro (UFRJ).
“Estamos no segundo seminário e vamos realizar o terceiro. São eventos importantes, pois aprofundam o conhecimento sobre a demanda de transportes no modo rodoviário e, consequentemente, propiciam à administração um poder mais assertivo nas ações de planejamento da infraestrutura de transporte do país”, avalia o coordenador-geral André Nunes.
A contagem do tráfego
O PNCT é indispensável na elaboração de políticas de gestão da malha rodoviária federal, atividade-fim do DNIT. Foi criado com o objetivo de identificar o comportamento do tráfego por meio de contagens permanentes que resultam em relatórios com dados sobre volume e classificação dos veículos, velocidade operacional da frota e o peso estatístico bruto por eixo de cada veículo.
Com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o DNIT firmou parceria para o desenvolvimento de metodologia para a Pesquisa Origem e Destino (POD); consolidação e tratamento dos dados de fluxos de veículos e aplicação de modelo matemático para estimativa de Volume Médio Diário anual (VMDa).
Para a realização das coletas das informações dos fluxos de veículos nas rodovias federais, foi firmada a parceria com o Comando de Operações Terrestres (COTER), do Exército Brasileiro.
A consolidação de dados para a informação do Volume Médio Diário anual proporcionará o conhecimento do comportamento do tráfego, permitindo elaboração mais precisa das atividades de planejamento e a identificação dos principais corredores de transportes, além de subsidiar as atividades de projetos, construção, manutenção, segurança viária e operação rodoviária do DNIT.
As inscrições são gratuitas e abertas ao público e podem ser realizadas pela internet até às 14h do dia 13 de junho. Click aqui . O credenciamento e a retirada do material de apoio vão poder ser realizados a partir de 8h30 do dia 14.
Programação:
14 de junho de 2016
8h30 às 9h: Credenciamento e entrega de materiais
9h às 9h30: Cerimônia de abertura
SESSÃO 1 – Panorama do PNCT
9h30 às 10h: Panorama e importância dos contratos (serviços) do PNCT – André de Oliveira Nunes, coordenador-geral de Planejamento e Programação de Investimentos (CGPLAN/DPP)
10h às 10h40: Panorama do Plano Nacional da Contagem de Tráfego - PNCT do DNIT – Carlos Alberto Abramides, coordenador de Planejamento Substituto (CGPLAN/DPP)
10h40 às 11h: Coffee break
11h às 11h40: Sistema de Controle de Qualidade de Dados (SCQD) – Leonardo Guerson, Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) / Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
11h40 às 11h50: Perguntas e contribuições dos participantes – moderador Rômulo Dante Orrico Filho, professor da UFRJ
12h: Encerramento das atividades da manhã
SESSÃO 2 – PNCT: Contagem de tráfego Permanente
14h às 14h30: Contagem de Tráfego Permanente – Tratamento de dados anômalos – Análise e Imputação de dados – professores Heudson Mirandola e Fábio Ramos (Instituto de Matemática/UFRJ)
14h30 – 15h: Contagem de Tráfego Permanente – Parâmetros de Tráfego – VMDa, professor Heudson Mirandola (Instituto de Matemática/UFRJ)
15h às 15h10: Perguntas e contribuições dos participantes – moderadora Cássia Bretas Pinto Coelho (DNIT)
15h10 às 15h30: Coffee break
15h30 às 16h: Protótipo: Modelagem dos Dados Históricos de Tráfego – professor Geraldo Xexéo (COPPE / UFRJ)
16h às 16h30: Protótipo: tratamento dos dados anômalos – Contagem de Tráfego Permanente – professor Geraldo Xexéo (COPPE / UFRJ)
16h30 às 16h40: Perguntas e contribuições dos participantes – moderadora Michelle Andrade, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Transportes (UnB)
16h30 às 17h10: Pré-modelagem de 2015 – Conceitos e metodologia – Estimativa de VMDa – professor Glaydston Mattos Ribeiro (COPPE / UFRJ) e Saul Quadros, Fundação COPPETEC/COPPE/UFRJ.
17h10 às 17h20: Perguntas e contribuições dos participantes
17h30: Encerramento das atividades
15 de junho de 2016
SESSÃO 3 – Pesquisa Origem e Destino e a importância da Contagem de Tráfego
8h30 às 9h10: Pesquisa Nacional de Tráfego (PNT 2016) – Saul Quadros, Fundação COPPETEC/COPPE/UFRJ
9h10 às 9h50: Pesquisa Nacional de Tráfego (PNT 2016) – Mobilização e operação de Campo – Coronel Lopes Cora (Exército Brasileiro)
9h50 às 10h: Perguntas e contribuições dos participantes
10h às 10h20: Coffee break
10h20 às 11h: A importância da Contagem de Tráfego para os Projetos Rodoviários – enfoque para projetos de pavimentos – Andréa Arantes Severi, consultora VETEC Engenharia
11h às 11h20: Perguntas e contribuições dos participantes
11h30: Encerramento do Seminário
09/06/2016
DPP/DNIT