Notícias
Institucional
DNIT participa do VI Encontro Nacional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito
Reunião apresentou diversas possibilidades para a melhoria do trânsito e engajamento dos profissionais
Publicado em
12/11/2021 17h52
Atualizado em
31/10/2022 15h01
A equipe da Coordenação de Multas e Educação (CMET) para o Trânsito do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) se reuniu entre os dias 10 e 12 de novembro, no auditório da sede da autarquia em Brasília, junto a entidades, órgãos municipais e estaduais, CFCs, organizações, universidades e federações para participar do VI Encontro Nacional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
A coordenadora substituta da CMET, Ana Cláudia Rodrigues Amaral, ressaltou a importância desses eventos que possibilitam discussões positivas. “São eventos que permitem a todos sair da própria caixa e construir ferramentas que não sejam utópicas, mas agregadoras e que conversem com o trabalho daquele que está à frente na escola, na auto escola, no órgão de trânsito, na prefeitura que fiscaliza e no município que conhece seus moradores”.
Coordenadora substituta da CMET, Ana Cláudia Rodrigues Amaral
Ana Cláudia também afirmou que os profissionais do SNT estão no caminho certo, e que o futuro é promissor. Ela salientou que o DNIT está de portas abertas para parcerias, novas experiências e para ajudar a transformar o trânsito por meio da educação.
Foram apresentados cases de sucesso já implementados no Brasil como o programa desta autarquia, Conexão DNIT, as ações do Grupo Teatral Chico e Maria da equipe de Educação para o Trânsito da Agetran, de Campo Grande/MS, projeto Educa, do Observatório Nacional de Segurança Viária, entre muitos outros. Muitos destes, apoiados pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) e pela Senatran.
Também foram realizadas mesas redondas com profissionais de Detrans, associações e federações de diversas regiões do país. Um dos temas abordados foi a transformação digital e os desafios da educação nesse período de pandemia. Especialistas também discutiram o pilar quatro do Pnatrans, que trata da educação para o trânsito para redução de mortes e lesões e a preservação de 86 mil vidas brasileiras.
Além disso, foram ministradas duas oficinas: de storytelling, por Daiane e Gracyane, do Detran (PR) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pela professora Luciana Nóbrega, do Ministério da Educação. Discutiu-se ainda temas contemporâneos como gamificação, suas técnicas e como desenvolvê-las para o objetivo pretendido de forma ética e educativa.
Segundo Everaldo Valenga, Coordenador Geral de Educação e Saúde para o Trânsito, da Senatran, a promoção e o debate de ações já implementadas e de ideias ainda embrionárias serviu para todos reavaliarem conceitos e suas experiências. “Muitas sementes foram plantadas no evento, muitas trocas aconteceram com o objetivo do fortalecimento da educação”.
O fechamento do VI Encontro Nacional de Educadores aconteceu com a visita técnica à Transitolândia, do DER/DF, espaço referência para Educação do Trânsito de Brasília e do país.
No trânsito, sua responsabilidade salva vidas.
Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT