Notícias
DNIT participa de lançamento da 11ª edição do Maio Amarelo
Foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (2), no Ministério dos Transportes, a campanha Maio Amarelo, coordenada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) participou da solenidade de abertura.
A campanha de educação para o trânsito, que completa 11 anos, prevê uma série de ações a serem realizadas pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) de todo o país ao longo deste mês.
Neste ano, o Maio Amarelo reforça o protagonismo de cada um para evitar sinistros e mortes nas vias e rodovias. O tema “Paz no trânsito começa por você” foi escolhido por voto popular no ano passado e traz a ideia de que a sociedade precisa de paz e acalmar os ânimos no trânsito.
“Todo dia é dia de educar para o trânsito no DNIT, não só durante o Maio Amarelo”, afirmou Julio Cesar Donelli Pellizzon, Coordenador de Multas e Educação para o Trânsito. Segundo Julio, o DNIT tem como um de seus valores institucionais o “Respeito à vida” e como missão “a contribuição para a segurança dos usuários”.
Recentemente, o DNIT assinou com a Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) um acordo de cooperação técnica bem como com algumas Secretarias de Educação Estaduais, como a do Mato Grosso, Alagoas, Santa Catarina, Goiás, São Paulo e Sergipe cujo objetivo, entre outros, é o planejamento de ações coordenadas, seguindo as orientações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), que estabelecem responsabilidades compartilhadas nas esferas nacional, estadual e municipal para a melhoria do trânsito.
Adrualdo de Lima Catão, Secretário Nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes, afirmou que a função do Maio Amarelo vai além de educar para o trânsito. “A Campanha Maio Amarelo deve ir além da literalidade, todos já sabem que devem usar o cinto de segurança, atravessar na faixa de pedestre. Mas campanhas como essa servem para um contexto maior, servem para colocar na agenda da mídia, da opinião pública a importância da temática para a construção de um trânsito mais harmônico”.
No ano em que se completam 20 anos da resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, no qual o Brasil é signatário, é urgente que os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, sociedade civil, organizações nacionais e internacionais atuem em conjunto em prol de valores, atitudes e comportamentos para a promoção da segurança viária.
Paz no trânsito começa por você!